abc+

EDUCAÇÃO E CULTURA

Oficina ensina adultos a montar brinquedo interativo

Atividade lúdica foi realizada no Centro Socioeducacional Madre Assunta Marchetti, no bairro Olaria

Publicado em: 31/10/2024 às 11h:18 Última atualização: 31/10/2024 às 11h:18
Publicidade

Há quem diga que brinquedos são apenas para crianças, mas adultos participaram de uma oficina de confecção dos objetos na terça-feira (29). A ação aconteceu no Centro Socioeducacional Madre Assunta Marchetti, na Rua Onorino Andreazza, 82, no bairro Olaria.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Adultos confeccionaram brinquedo interativo em oficina



Adultos confeccionaram brinquedo interativo em oficina

Foto: Nicole Goulart/Especial

A atividade foi ministrada pelo professor de teatro Arthur Côrtes. “O brinquedo faz sete figuras conhecidas e mais de 1 milhão da imaginação”, assim define o instrutor da oficina.

Com cinco retângulos de madeira e muitas fitas coloridas, os alunos montaram a Escada de Jacó, também conhecida como Traca-Traca ou Dominó Chinês. “Eu fiz essa licença poética e chamo ele de primeiro brinquedo do mundo”, brinca o professor. Uma simples fileira de madeira se transforma em figuras como criança, cobra, cachorro, peixe, casa, estrela e girafa.

Apesar da oficina ser direcionada a educadores, a maioria das participantes eram mulheres que já frequentam o centro socioeducacional. Uma delas é a entregadora Lucia Quevedo, 42 anos, que se divertiu montando o brinquedo. “Adoro fazer esses trabalhos manuais”, conta a aluna do curso de costura.

“Achei legal participar, aprender. Estou fazendo uma coisa diferente, adquirindo um conhecimento que eu não tinha. Geralmente o professor só dá aula para criança, então quis aproveitar”, comenta.

Oficina de brinquedos aconteceu no Centro Socioeducacional Madre Assunta Marchetti, no bairro Olaria



Oficina de brinquedos aconteceu no Centro Socioeducacional Madre Assunta Marchetti, no bairro Olaria

Foto: Nicole Goulart/Especial

Acompanhada dos filhos, a dona de casa Caroline de Almeida Silveira, 29 anos, também participou da oficina. “Já conhecia o professor, meu filho é aluno dele. Achei interessante a ideia, então viemos montar o brinquedo.” O aluno de teatro Luiz Daniel de Almeida, 9, e a irmã Celine de Almeida, 3, estavam empolgados com a novidade. “Vou brincar muito”, disse Luiz.

Resgate do passado

O professor Arthur conheceu o brinquedo em 2015 através de um amigo e, em 2017, fez a primeira oficina no Sesc Canoas com pais e filhos. “Foi surpreendente para mim porque as crianças lembraram dos avôs e isso me motivou a continuar com o trabalho”, relembra emocionado.

“Foi essa vontade de trazer brinquedos populares e cantigas que me levou a criar esse projeto. O brinquedo, por exemplo, permite a criação de histórias para interagir com as crianças e adultos”, ressalta.

Pestalozzi também recebeu ação

A oficina também foi realizada com educadores da Associação Pestalozzi, localizada na Avenida Guilherme Schell, 6206, no Centro. A atividade interativa com os objetos foi na segunda-feira (28). “O brinquedo trabalha com a motricidade fina das crianças”, aponta o instrutor Arthur Côrtes. A ação também está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, no Espaço Cultural Jutaí, situado na Rua Jutaí A. M. Pasquali, 130, no bairro Olaria.

Programa fomenta a cultura local 

A ação com atividades interativas é financiada pelo Programa de Microcrédito Cultural da Prefeitura de Canoas. A iniciativa seleciona projetos culturais com o objetivo de fomentar a economia da cultura local, além de promover a diversidade cultural. O programa incentiva artistas e/ou grupos artísticos que residem em Canoas, preferencialmente iniciantes, pequenos produtores, pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos. As atividades precisam ser realizadas presencialmente.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade