Há quem diga que brinquedos são apenas para crianças, mas adultos participaram de uma oficina de confecção dos objetos na terça-feira (29). A ação aconteceu no Centro Socioeducacional Madre Assunta Marchetti, na Rua Onorino Andreazza, 82, no bairro Olaria.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
A atividade foi ministrada pelo professor de teatro Arthur Côrtes. “O brinquedo faz sete figuras conhecidas e mais de 1 milhão da imaginação”, assim define o instrutor da oficina.
Com cinco retângulos de madeira e muitas fitas coloridas, os alunos montaram a Escada de Jacó, também conhecida como Traca-Traca ou Dominó Chinês. “Eu fiz essa licença poética e chamo ele de primeiro brinquedo do mundo”, brinca o professor. Uma simples fileira de madeira se transforma em figuras como criança, cobra, cachorro, peixe, casa, estrela e girafa.
Apesar da oficina ser direcionada a educadores, a maioria das participantes eram mulheres que já frequentam o centro socioeducacional. Uma delas é a entregadora Lucia Quevedo, 42 anos, que se divertiu montando o brinquedo. “Adoro fazer esses trabalhos manuais”, conta a aluna do curso de costura.
“Achei legal participar, aprender. Estou fazendo uma coisa diferente, adquirindo um conhecimento que eu não tinha. Geralmente o professor só dá aula para criança, então quis aproveitar”, comenta.
Acompanhada dos filhos, a dona de casa Caroline de Almeida Silveira, 29 anos, também participou da oficina. “Já conhecia o professor, meu filho é aluno dele. Achei interessante a ideia, então viemos montar o brinquedo.” O aluno de teatro Luiz Daniel de Almeida, 9, e a irmã Celine de Almeida, 3, estavam empolgados com a novidade. “Vou brincar muito”, disse Luiz.
Resgate do passado
O professor Arthur conheceu o brinquedo em 2015 através de um amigo e, em 2017, fez a primeira oficina no Sesc Canoas com pais e filhos. “Foi surpreendente para mim porque as crianças lembraram dos avôs e isso me motivou a continuar com o trabalho”, relembra emocionado.
“Foi essa vontade de trazer brinquedos populares e cantigas que me levou a criar esse projeto. O brinquedo, por exemplo, permite a criação de histórias para interagir com as crianças e adultos”, ressalta.
Pestalozzi também recebeu ação
A oficina também foi realizada com educadores da Associação Pestalozzi, localizada na Avenida Guilherme Schell, 6206, no Centro. A atividade interativa com os objetos foi na segunda-feira (28). “O brinquedo trabalha com a motricidade fina das crianças”, aponta o instrutor Arthur Côrtes. A ação também está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, no Espaço Cultural Jutaí, situado na Rua Jutaí A. M. Pasquali, 130, no bairro Olaria.
Programa fomenta a cultura local
A ação com atividades interativas é financiada pelo Programa de Microcrédito Cultural da Prefeitura de Canoas. A iniciativa seleciona projetos culturais com o objetivo de fomentar a economia da cultura local, além de promover a diversidade cultural. O programa incentiva artistas e/ou grupos artísticos que residem em Canoas, preferencialmente iniciantes, pequenos produtores, pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos. As atividades precisam ser realizadas presencialmente.
LEIA TAMBÉM