SUSPENSÃO

Obras da Corsan são embargadas pela Prefeitura de Canoas

Reclamações da população e problemas na recomposição asfáltica foram os motivos

Publicado em: 20/07/2023 09:23
Última atualização: 18/10/2023 14:43

Após frequentes reclamações dos moradores dos bairros Harmonia e Niterói, a Prefeitura de Canoas anunciou o embargo das obras de extensão da rede de esgoto da Corsan. Conforme o titular da Secretaria de Obras (SMO), Guilherme Molin, a medida foi motivada pelos problemas constatados na recomposição asfáltica após as intervenções feitas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Transtornos foram verificados no Niterói e no Harmonia Foto: PAULO PIRES/GES

Segundo Molin, a Companhia já havia sido notificada em diversas ocasiões após a fiscalização de equipes da SMO. “Porém notamos que não houve melhorias na qualidade do trabalho.” A decisão de embargar as obras foi tomada em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Smma) e com o prefeito Jairo Jorge. “Recebemos a cobrança do prefeito, já que o asfalta estava em excelentes condições e depois passou a apresentar problemas.”

O secretário explica que não há um prazo pré-determinado para o término da suspensão e retomada dos serviços. “Na próxima semana os representantes da Corsan devem apresentar uma nova técnica de recapeamento asfáltico para a equipe técnica da Prefeitura e ao próprio prefeito.” Molin reitera que será necessário alinhar também como será feita a manutenção em locais onde o serviço já havia sido finalizado.

O problema

O problema de acordo com a SMO está na hora de fechar o buraco causado pelas obras. “Tem a ver com o material da vala e o tempo que leva para assentar. Quando é tapado na sequência , o solo trabalha e acaba acontecendo o desnivelamento”, explica Molin.

No entanto, apesar do embargo para novas obras do tipo, o secretário reitera que as equipes da Corsan estão autorizadas a trabalhar na rua Itália, bairro Niterói. “Eles já haviam iniciado os trabalhos antes do embargo, por isso podem continuar e finalizar. Apenas as novas e relacionadas ao asfalto foram embargadas.”

O que diz a Corsan?

“As equipes da Ambiental Metrosul estão mobilizadas nas correções do pavimento dos trechos em que foram registradas avarias, ocasionadas, principalmente pelas frequentes chuvas na região nas duas últimas semanas, causando a interrupção momentânea dos trabalhos.

Assim que tomou conhecimento da situação, a empresa começou a atuar em melhorias e na manutenção das intervenções no asfalto a fim de garantir a qualidade do serviço, bem como a boa trafegabilidade da via. Nesse sentido, para evitar novos transtornos, haverá um realinhamento dos procedimentos para a recomposição asfáltica junto aos órgãos municipais competentes.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas