PROBLEMAS
O verão passou, mas a falta de água continua em Canoas
Bairro Guajuviras voltou a ser atingido pelo desabastecimento após rompimento em rede da Corsan
Última atualização: 01/03/2024 09:21
Foi um final de semana complicado para quem vive no Setor 5 do bairro Guajuviras. A falta de água começou no sábado (1º) e se estendeu durante todo o domingo (2). Somente na noite de segunda-feira (3) o abastecimento foi retomado.
A aposentada Selma Schimitz, 75 anos, se valeu de doações somente para ter o suficiente para beber durante o período. Ela conta que ao conseguir uma "garrafinha d'água", congelava para garantir um pequeno estoque na geladeira.
"Ainda bem que a gente estava sem água, mas não sem luz", diz. "Eu não sabia quando é que a água voltaria e a Corsan não dizia nada com nada, então congelava cada garrafinha que era para ter alguma água no dia seguinte. É claro que precisava esperar para descongelar depois".
Conforme a moradora, fazia tempo que o Setor 5 não ficava sem água como aconteceu. Até mesmo durante o verão, o abastecimento era regular e não havia este tipo de problema que vem ganhando frequência.
"Isso começou recentemente", afirma a aposentada. "Antigamente, não faltava água assim. Agora, volta e meia a gente está sem. Não dá para contar, sabe? Tem que manter sempre as vasilhas cheias em casa. Pelo telefone, só dizem que estão em manutenção. Só repetem isso. Não quer dizer nada para a gente."
Sujeira
Mesmo que o retorno do abastecimento tenha acontecido no meio da noite de segunda-feira, isso não significou que já era possível usar a água da Corsan de imediato, segundo o também morador Carlos Ronei Santos. O aposentado de 71 anos encheu garrafas com o líquido marrom que estava saindo das torneiras na manhã desta terça-feira (4).
"Se o cara usar para tomar banho, arrisca sair do chuveiro mais sujo do que entrou", brinca. "Essa água que está saindo da torneira não serve para beber e nem para lavar a louça suja. Isso é um problema que se repete. A gente precisa esperar até conseguir ter água de qualidade de novo", opinou. "Eu mesmo só passei bem os últimos dias porque vivo armazenando água em casa. Até porque o seguro morreu de velho".
Problema já está solucionado
Como apontaram os moradores à reportagem, de fato a rede de abastecimento passava por um serviço de manutenção, razão da falta d'água. Por meio de assessoria de comunicação, a Corsan informou que uma equipe consertou o rompimento de rede no bairro Guajuviras que estava afetando o abastecimento. A normalização completa, portanto, aconteceu a partir da tarde desta terça-feira.
Problema crônico
Há alguns pontos do bairro Guajuviras em que a falta de água é problema crônico. Mesmo morando à distância de poucos metros da caixa d'água da Corsan, os moradores que vivem nas imediações da Rua Waldomiro Filho passaram o janeiro inteiro sem água devido a problemas na rede. "Eu não entendo como é que pode a gente morar perto da caixa d'água e não ter água para beber", desabafa a vendedora Nadine Santiago. "A gente passou o verão juntando água", reclamou a trabalhadora de 36 anos.