QUAL É A RUA ?

O nome que está na placa é um, mas o nome da rua é outro em Canoas

Projeto de Lei de 2022 tentou mudar nome de um trecho da rua Mauro Ferreira Marques foi arquivado e gerou confusão

Publicado em: 20/04/2023 10:33
Última atualização: 26/03/2024 22:06

Uma rua com dois nomes. É com essa realidade que os convivem os moradores da Rua Mauro Ferreira Marques, ou Rua Nelcyr Mancy. A confusão começou em novembro de 2022, quando o vereador José Carlos Patrício (Progressistas) propôs um Projeto de Lei para a mudança de nome no lado ímpar da via.

Lembrando que a Rua Mauro Ferreira Marques, localizada no bairro Harmonia, é dividida por um campo de futebol. "Não falaram com nenhum morador sobre essa mudança", afirmou Vanderlize Terezinha, 57 anos. Ela, que vive há três anos no local, se disse contrária. "E nossas contas, como ficam?"

Rua no bairro Harmonia com confusão na plaquinha Foto: JULIANO PIASENTIN/ GES-ESPECIAL

A preocupação aumentou após ver a placa na esquina com outro nome: Rua Nelcyr Mancy. "Percebi quando fui ao mercado", relata Vanderlize. Quem também estranhou a mudança foi Isabel Hofmann, 57 anos. "Outra vizinha já me reclamou sobre a demora das contas."

Projeto de Lei

Apesar da mudança na placa, o nome da rua não foi modificado. O Projeto de Lei 30/2022 até foi aprovado pelo Legislativo. No entanto, apesar da recomendação dos vereadores, o PL não foi sancionado pelo Executivo. "Eles só mudaram a plaquinha, sem motivo", reiterou Isabel.

A técnica de enfermagem Solange Machado, 54 anos, afirmou que mesmo que a confusão não tenha causado algum problema, o futuro a preocupa. "Não paro muito em casa, trabalho muito. Porém, o que vamos fazer em caso de as contas começarem a atrasar? Ou o Uber não chegar?"

Aplicativo

A sinalização também vem confundido os motoristas de transporte por aplicativo. Segundo Isabel, os carros param na 'outra' Rua Mauro Ferreira Marques. "Mesmo que a gente utilize a numeração correta."

O fato aconteceu com a reportagem. Ao ir até o local, ambos os motoristas pararam no lado par da via, ou seja, fora do que estava indicado. "Não sabia da placa, o aplicativo simplesmente enviou para outra área", relatou o motorista Joge Luís Rolding, 59 anos.
"Do jeito que está não pode ficar. Precisamos resolver", finaliza Solange.

O que diz a prefeitura de Canoas?

De acordo com a Prefeitura de Canoas, o problema foi uma confusão na hora de colocar as placas. Com o PL arquivado, a proposta de mudança no nome daquele trecho da rua foi cancelada. No entanto, a empresa responsável pela instalação utilizou os nomes de forma equivocada.

"Acredito que hoje a questão seja solucionada", afirmou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Israel Valladas. A demanda, conforme Valladas, já havia sido solicitada pelos moradores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas