SAÚDE

Nove mil atendimentos em três meses na Operação Inverno

"Essa foi a melhor Operação Inverno dos últimos cinco ou seis anos. Não tivemos reclamações, conseguimos atender a demanda de forma satisfatória."

Publicado em: 31/08/2023 10:04
Última atualização: 18/10/2023 17:56

Chega ao fim nesta sexta-feira (1º), mais uma edição da Operação Inverno em Canoas. Com o objetivo de estender os serviços de saúde durante o período mais frio do ano, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas de segunda a sexta-feira até às 21 horas e aos sábados até às 17 horas. No total foram feitos cerca de nove mil atendimentos desde o dia 16 de junho. “As unidades Caic, Mato Grande, União e Nova Niterói eram as referências para atender a população”, destacou o secretário da Saúde, Felipe Martini.

Atendimentos nas quatro unidades foram considerados um sucesso pela SMS Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Martini destacou a qualidade dos serviços prestados nos últimos três meses. “Essa foi a melhor Operação Inverno dos últimos cinco ou seis anos. Não tivemos reclamações, conseguimos atender a demanda de forma satisfatória.” Questionado sobre o inverno mais brando, com menos dias de frio intenso, o titular da Secretaria da Saúde (SMS) foi categórico. “Não acredito que isso tenha relação com o sucesso da operação. Não tivemos tanto frio, mas as oscilações de temperatura foram grandes. Também causam incidências de doenças respiratórias.”

Para garantir os atendimentos, principalmente das crianças, o secretário comunicou que 13 pediatras atuaram nas UBSs e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. “Foram nove nas unidades básicas e mais quatro nas UPAs. Isso deu muito resultado.” Além disso, ambulâncias permaneceram disponíveis para encaminhamentos. No total, foram 25 pessoas transportadas.

Mais números

Conforme dados da SMS, o mês de julho foi o que os canoenses mais buscaram as unidades referência. Foram 5.192 atendimentos, com 996 consultas médicas e 14 encaminhamentos para as UPAs, por conta de casos mais graves.

Monitoramento e retorno do horário normal

No que se refere à possibilidade de manter os horários estendidos até 21 horas durante a semana e também aos sábados até às 17 horas, Martini afirma que, no momento, não há chance. “Monitoramos os indicadores dos atendimentos nestes últimos meses e não há necessidade. Aos sábados os atendimentos foram baixos, o que somado ao alto custo, retornamos ao modelo tradicional.”

Sendo assim, as unidades Caic, Mato Grande e União voltam a atender de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. E a Nova Niterói vai funcionar das 8 às 17 horas. As farmácias Caic e União também retornam ao horário normal, das 8 às 17 horas.

Outra mudança comunicada por Martini está na nomenclatura dos tradicionalmente chamados postos de saúde. Atualmente intitulados Centros de Saúde da Família (CSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Canoas irá padronizar. “Serão Unidades de Saúde, para evitar qualquer tipo de confusão.” 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas