Em uma solenidade com alunos, professores e famílias, a nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (9), no bairro Mato Grande. Agora localizada na Rua João Wobeto, 460, o espaço começou a ser construído em 2021 e passou a receber os 470 alunos em agosto, na retomada após as enchentes.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A cerimônia, que acontece próxima do fim do ano letivo, teve música natalina e mensagem de resiliência e agradecimento dos estudantes. A aluna do 8º ano, Anita Manuela de Moura Cardoso, 14 anos, ficou nervosa lendo o texto, mas acredita que a mensagem foi repassada. “Nós pensamos sobre a força da reconstrução escola, que estamos sempre melhorando. A ideia era dizer para as pessoas não perderem a esperança na educação”, afirma a estudante que gostou da nova estrutura.
Para a diretora da unidade, Carolina Teixeira, estar inaugurando um novo espaço é gratificante. “Agora a comunidade escolar tem uma estrutura completa e eu me sinto honrada de ser a primeira diretora a frente desse complexo. Obrigada a todos que se dedicaram”, declara emocionada ao público que acompanhou a cerimônia.
O momento também tem um significado especial para a própria diretora, muito parabenizada pelos colegas. “É um sentimento de uma valorização de 22 anos de carreira dentro de sala de aula. Faz um ano que estou na gestão e isso é um sonho”, conta.
O prefeito Jairo Jorge participou do ato de inauguração, lembrando da figura de Assis Brasil como alguém que contribuiu para a história do Rio Grande do Sul. “Esta é uma das escolas mais antigas de Canoas. Nós chegamos até aqui graças a esses líderes. Por isso é importante quando a escola tem o nome de uma pessoa assim. É uma alegria que possamos hoje estar entregando essa escola”, destaca.
Mas a nova sede deixa para trás o antigo endereço que foi atingido pela catástrofe climática. A água chegou ao teto e os materiais foram perdidos, além do drama de cada aluno e suas famílias. “Tivemos que lidar com a perda. Atender a dor do outro”, relembra a diretora. A nova sede foi abrigo e também acolheu, por um período, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará.
A antiga estrutura permanece na Rua Roberto Francisco Behrens, 520, no Mato Grande. De acordo com a Prefeitura de Canoas, ainda não há definição sobre o que será feito no local.
LEIA TAMBÉM