RISCO

Nova Santa Rita está em alerta após rios Caí e dos Sinos ultrapassarem cota de inundação

Defesa Civil está monitorando e orientando moradores sobre risco de inundação nos bairros Porto da Figueira, Morretes e Berto Círio

Publicado em: 19/06/2024 13:30
Última atualização: 19/06/2024 13:32

Equipes da Defesa Civil Municipal de Nova Santa Rita estão percorrendo, nesta quarta-feira (19), os locais com risco iminente de inundação. O trabalho iniciou no dia de ontem, com base nas previsões meteorológicas. A cidade registrou mais de 100mm de chuvas nas últimas horas.

Cotas do Rio Caí e Rio dos Sinos deixam cidade de Nova Santa Rita em alerta para risco de novas inundações Foto: Alan Cardoso

Nivel dos Rios
O Rio Caí, cuja cota é de 5,20m está subindo mais rapidamente, registrando 6m, atingindo a comunidade do Porto da Figueira. Algumas famílias foram realocadas para o Centro Humanitário de Acolhimento, no bairro Caju.

O bairro Morretes, cercado também pelo Caí, já tem água sobre a rua da Prainha e as famílias já estão se deslocando para casas de parentes e amigos.

O Rio dos Sinos já atingiu a cota de inundação, que é de 4,50 metros, deixando em alerta o bairro Berto Círio, em especial a Vila Esperança e o Beco do Miguel.

A Defesa Civil está nesta localidade orientando os moradores que não querem sair de suas casas.

A Defesa Civil orienta moradores que não querem sair de suas casas Foto: Alan Cardoso

Centro Humanitário de Acolhimento
Na manhã desta quarta-feira (19), o Centro Humanitário de Acolhimento conta com 78 pessoas abrigadas e mais estão para chegar com a elevação dos rios. Eletrodomésticos também podem ser levados pelas pessoas desabrigadas.

Muitos moradores alegam ter casa de familiares para serem acolhidos, em caso de nova inundação em suas residências, o que reduz o número de pessoas no Centro. No local, é disponibilizada alimentação completa para todos, bem como roupas, camas e cobertores.

Defesa Civil
Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil da cidade, através do WhatsApp (51) 98922-8949.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas