Mais leitura

Nova loja aberta no coração de Canoas mantém viva a apaixonante tradição dos sebos

Com uma receita simples, mas que resiste ao mundo digital, Só Ler abriu espaço mirando os estudantes e leitores contumazes que circulam pelo Centro

Publicado em: 24/06/2024 12:30
Última atualização: 24/06/2024 12:40

Os apaixonados pela leitura ganharam um novo espaço para comprar ou trocar livros: a abertura da loja Só Ler mantém viva a tradição dos sebos, que resiste ao mundo digital, mas andava meio esquecida em Canoas.

São milhares de títulos à disposição dos leitores na Só Ler Foto: PAULO PIRES/GES

A iniciativa, explica a gerente Monique Oliveira, vem sendo muito bem recebida desde a abertura, já que a loja acabou estrategicamente instalada ao lado do Colégio La Salle, atraindo a atenção dos estudantes.

“Muitos descem do ônibus ou do carro e correm direto para cá”, conta. “Ao contrário do que dizem, o jovem lê bastante. Eles estão interessados em leitura, seja livro ou mangá”, acrescenta.

O espaço na Avenida Victor Barreto 2.446, no Centro de Canoas, tem milhares de livros para todos os gostos – dos grandes clássicos a best-sellers -, além de histórias em quadrinhos, mangás, DVDs, CDs, discos, etc.

Embora muitos clientes entrem para “dar uma olhadinha”, o movimento é grande também por meio das redes sociais, onde a loja fecha negócios e, principalmente, avalia livros para serem trocados.

“Temos o número de WhatsApp 3785-5567 à disposição para que o pessoal nos passe os livros que quer trocar para avaliação”, explica. “Porque a pessoa não precisa trazer sacolas de livros que não sabe se a gente troca ou não”.

A ideia da troca acaba criando a movimentação ideal, já que os clientes que passam para repassar livros antigos, quase sempre levam um ou outro item que não estava nos planos originais.

“A gente fica muito feliz pela recepção calorosa em Canoas, já que ler faz bem”, diz. “E não precisa gastar muito para garantir uma boa leitura. Um livro usado, mas em bom estado, pode ser degustado com muito prazer”.

A gerente Monique Oliveira está feliz pela recepção calorosa que a loja vem recebendo Foto: PAULO PIRES/GES

Best-sellers

Dizendo ser uma leitura contumaz, a professora Neila Castro, 48 anos, gostou da novidade e disse que já pensa nos livros que levará até a loja para trocar por seminovos.

“Eu gosto dos best-sellers de hoje”, aponta. “Nicholas Sparks é o meu predileto, mas também adorei ‘A Garota do Trem’ e ‘Garota Exemplar’. Procuro sempre neste estilo para ler”.

Quadrinhos

O impulso criado pelos super-heróis no cinema acresceu o interesse da gurizada pelas histórias em quadrinhos, em especial, de personagens das editoras Marvel e DC Comics.

Assim, para quem entra na Só Ler, não demora muito para observar os gibis de heróis como Homem-Aranha e Hulk; Batman e Superman nas prateleiras da loja.

E visando a cultura oriental que faz a cabeça da gurizada hoje em dia, estão à disposição também centenas de mangás de diferentes títulos.

Um entusiasta de mangás “One Piece” e “Demon Slayer”, o estudante Giovane Lacerda, 16 anos, diz não se apegar muito a cronologia e comprar conforme o dinheiro que tem no bolso.

“Eu passo na loja e pego outro que ainda não li, mas sem dar muita bola para a cronologia”, explica. “Porque o legal mesmo é sempre estar com um na mão para poder ler”.

Enchente

Não é de hoje que os leitores que circulam pela capital conhecem o endereço da Só Ler na Rua dos Andradas. A inundação que atingiu Porto Alegre no mês passado, no entanto, acabou atingindo o endereço, que teve grande parte do acervo transferido para o espaço na Rua Senhor dos Passos.

“Houve um esforço para salvar os livros e muito material foi levantado para não ser atingido pela água”, relata gerente. “Só que ninguém imaginava que a água subiria tanto e muito material acabou sendo perdido conforme os dias foram passando”, revela.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas