“Nossa pretensão é fazer da Semana Farroupilha de Canoas a maior do Estado”, afirma o titular da Secretaria de Cultura, Eliezer Pacheco. A festa tradicionalista ocorre dentro de um mês, entre os dias 13 e 20 de setembro, no Parque Eduardo Gomes (Parcão).
Serão sete dias regados a música, chimarrão, churrasco e diversão. “Teremos bailes, rodeio, shows e diversas atividades culturais”, reitera Pacheco. Os custos vão ser divididos entre o poder público e a iniciativa privada. “A Prefeitura vai investir cerca de R$ 600 mil, conseguimos uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil da deputada federal Maria do Rosário e o restante vamos conseguir patrocínios.”
Atrações
No decorrer do evento, 16 artistas diferentes vão passar pelo Multipalco. Entre os destaques estão músicos consagrados da cultura tradicionalista, como Tchê Guri, Tchê Barbaridade e Os Monarcas. Também participam da festa: Joca Martins, Sandro Coelho, João Luiz Corrêa, Canção Nativa, Tranco Monarca, Grupo Oh de Casa, Gurias Gaúchas, Cardeal Missioneiro, Carlos Baez e Raça de Ouro, Alma Gaudéria, Recuerdos de Milonga, Graciele de Souza e Sandro Oliveira.
“Estamos trabalhando para uma festa linda”, diz Igor Scherdien, diretor campeiro da 12ª Região Tradicionalista (RT). Além dos shows, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas contará com o Rodeio Campeiro. “Tiro de laço, gineteada, vaca parada, provas campeiras. Vai dar uma festa legal.”
Centenário da Revolução de 1923 e patrona definida
Em 2023 a chamada Revolução de 1923 completa 100 anos. A guerra entre ximangos (apoiando Borges de Medeiros) e Maragatos (apoiando Assis Brasil). De um lado, lenços brancos, do outro, lenços vermelhos. A história retratada por Érico Veríssimo em O Tempo e O Vento, será o pano de fundo para os festejos Farroupilhas.
Para dar o pontapé inicial na Semana Farroupilha, membros da 12ª RT partem rumo ao município de Cristal, onde devem buscar a Chama Crioula. Depois se encontram em Esteio, no Parque Assis Brasil, para a redistribuição do símbolo nativista.
No total, o Parque Eduardo Gomes vai receber 79 piquetes e CTGs durante os sete dias de evento. A patrona da 29ª edição será a tradicionalista Maria Luiza Benitez. “Em breve vamos divulgar a programação com os horários de todos os shows e atividades. Mais uma vez a cultura gaúcha será festejada. Os preparativos já começaram.”
LEIA TAMBÉM