Após tomar posse como prefeito de Canoas em uma sessão especial da Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (19), o advogado e vice-prefeito eleito Nedy de Vargas Marques (Avante) se dirigiu à sede da Prefeitura, no mesmo quarteirão. Pouco antes das 22 horas, fez questão de assinar o livro-ata e ocupar o gabinete do prefeito. O eleito Jairo Jorge (PSD) está afastado por ordem da Justiça Federal.
Sorridente, Nedy posou para fotos ao lado de amigos e familiares. Um dos registros foi entre a esposa – a quem agradeceu a ajuda de sempre – e o presidente da Câmara Municipal, Gilson Oliveira (Avante).
Nedy assumiu amparado em uma decisão da juíza Adriana Morozini, da 1ª Vara Cível de Canoas, que havia proibido o político de tomar posse como prefeito enquanto estivesse internado. Recentemente Nedy passou por uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta da Santa Casa, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (18).
Ao discursar na Câmara para uma plateia que o aplaudiu de pé, Nedy de Vargas Marques anunciou que pedirá autorização da Câmara para fazer uma auditoria nas contas da Prefeitura. O assinar o livro-ata, na sede do Executivo, repediu o desejo de fazer um pente-fino especialmente nas contas da Secretaria Municipal de Saúde.
No Paço Municipal o prefeito revelou ainda que, já partir desta quarta-feira (20), dará expediente no gabinete e que trabalhará na montagem de uma nova equipe de governo. Nos primeiros dias, por conta da recuperação de saúde, Nedy deve cumprir prioritariamente agendas internas.
Mais cedo, em entrevista exclusiva ao Diário de Canoas, Nedy adiantou que já vinha avaliando “os melhores nomes para garantir uma gestão eficiente e transparente. Exonerações no primeiro escalão serão analisadas com responsabilidade, visando sempre o interesse público”.
A polêmica do livro-ata
No fim do mês passado, quando o prefeito eleito, Jairo Jorge (PSD), foi afastado pela Justiça Federal no âmbito da Operação Copa Livre, houve um impasse em Canoas envolvendo o livro-ata da Prefeitura. Auxiliares de Nedy tentaram levar o documento para que ele assinasse e, assim, tomasse posse no hospital.
Um dia depois do afastamento de Jairo, o presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV), assinou o livro-ata e ficou desde então como prefeito interino de Canoas. Nesta terça-feira Cris está em Brasília cumprindo agenda oficial.
LEIA TAMBÉM