ESTRELA DEFINE CEIA

Calendário diferente leva ucranianos e descendentes a celebrarem Natal e ano-novo em janeiro; saiba mais

Reverendo Richard Semeniuk explica o motivo

Publicado em: 29/12/2023 13:58
Última atualização: 29/12/2023 17:09

A comunidade ortodoxa ucraniana residente em Canoas celebra o Natal e o ano-novo em datas diferentes dos seguidores do calendário gregoriano, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Os ortodoxos seguem o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença em relação ao calendário solar, que utiliza como base as estações do ano.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Richard Semeniuk se mudou há uma semana para Canoas e quer conhecer a cidade Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

A celebração natalina ocorre em 7 de janeiro, e o ano-novo, no dia 14 de janeiro. Na véspera do Natal, no dia 6, as famílias se reúnem após a celebração na Igreja Ortodoxa Santíssima Trindade, situada na Rua Protásio Alves, 454, bairro Niterói, que ocorre às 17 horas. O início da ceia é marcado pela primeira estrela que aparece no céu.

“Temos cerca de 20 famílias, entre ucranianos e outras nacionalidades. Cerca de 90% dos ucranianos que moram em Canoas seguem a doutrina ortodoxia, ou seja, o Calendário Juliano”, explica o reverendo Pe. da Igreja Ortodoxa Santíssima Trindade, Richard Semeniuk.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

No domingo (7), às 9h30, é celebrada a missa natalina. A igreja é aberta ao público de todas as religiões. “Não fazemos distinção. Todos são bem-vindos. Nossa comunidade ucraniana está de portas abertas para receber os canoenses”, salienta o reverendo. 

O padre esclarece que o projeto de lei ucraniano mudando o calendário juliano para o gregoriano, sancionado por Volodymyr Zelensky, em julho deste ano, não foi seguido por todos. “Uma parcela ortodoxia ainda vai comemorar o Natal no dia 7 de janeiro e o ano-novo no dia 14 de janeiro. A tradição ainda é superior”, enfatiza.

Em Canoas, a Igreja Ortodoxa Santíssima Trindade, fará a missão de celebração de ano-novo, no dia 14 de janeiro, às 9h30. “Faremos uma linda liturgia”, conclui. Semeniuk explica que o calendário juliano não é específico da Ucrânia, e sim, da doutrina ortodoxa. “Há uma certa confusão em relação ao tema. Em todo o mundo, temos cerca de 300 milhões de pessoas seguidoras das igrejas ortodoxas. Os ucranianos não são a maioria. Países como Grécia, Sérvia, Romênia, Bulgária, possuem em torno de 90% da população ortodoxa. Na Ucrânia, a porcentagem se aproxima dos 50%”, destaca.

Para o reverendo, a tradição é o principal motivo para a comunidade ucraniana de Canoas seguir as datas comemorativas do Calendário Juliano. Outra data celebrativa que sofre alteração é a Páscoa. “A cada cinco anos há o encontro de datas entre os calendários Gregorianos e Juliano”, diz Semeniuk.

O calendário gregoriano possui a contagem solar dos anos, meses, semanas e dias e tem como base as estações do ano. Já o Calendário Juliano foi o calendário adotado pelos romanos no ano 46 antes de Cristo (A.C.). A sua adoção tinha como objetivo corrigir as imprecisões do calendário romano. “A igreja ortodoxa decidiu não aplicar a mudança de calendário e continua se baseando nas datas de seus ritos eclesiásticos”, ressalta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas