Promessa
"Na semana que vem, a operação vai ficar mais robusta", avisa secretário sobre a limpeza
Responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Lacerda aponta reforço com homens e máquinas para agilizar o trabalho
Última atualização: 20/06/2024 17:29
Já sem a ameaça iminente de uma nova cheia para inundar a cidade, aumenta a angústia pela limpeza de Canoas, já que o montante de entulhos parece não sumir na velocidade almejada pela população.
Na tarde desta quinta-feira (20), os moradores do bairro Fátima observaram, pacientemente, homens e máquinas recolhendo quilos de material descartado na Travessa Oliveira Viana.
Moradora do bairro, Clotilde Nascimento, 59 anos, disse que, embora não possa ser comemorada, a limpeza ao menos dá um alívio até para quem se movimenta pelo bairro e precisa desviar do acúmulo de lixo.
“Não dá para a gente dizer que está feliz, porque tem lixo para onde se olhe, mas, pelo menos, a gente vê que estão trabalhando e que em algum dia isso vai sumir”, diz. “Só que muito lentamente”.
Já a comerciante Adriana Ribeiro, 54 anos, disse que a limpeza tem um impacto psicológico muito positivo, tendo em vista que o montante de entulhos é uma presença viva da tragédia que atingiu Canoas.
“Enquanto o lixo estiver todo acumulado na frente de casa, a gente não vai superar a tragédia”, lamenta. “Estamos tentando retomar o negócio, mas dói olhar para as coisas que perdemos todas amontoadas na frente de casa”.
Eduardo Gomes
Moradora da Oliveira Viana, a vendedora Carine Garcia, 47 anos, lamenta que o lixo recolhido esteja sendo levado, metros adiante, para a entrada do estacionamento do Parque Eduardo Gomes.
“Eles estão acabando com o Parcão”, reclama. “Não tem cabimento tirar o lixo da frente de casa e levar para um parque que servia de escape para as pessoas nos finais de semana”.
Avanço
Responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Lacerda aponta que a Prefeitura de Canoas está licitando empresa e pessoal, o que deve garantir acréscimo ao trabalho visto no lado oeste da cidade.
“Vamos ampliar o pessoal e passar a trabalhar com 1.200 pessoas que estão sendo contratadas. Mais 240 caminhões e 120 retroescavadeiras, além de disponibilizar nas vias que já foram limpas”, avisa. “Na semana que vem, a operação vai ficar mais robusta”.
Ainda segundo o secretário, o lixo hoje depositado no Parque Eduardo Gomes será posteriormente recolhido e encaminhado para Gravataí, cidade que está absorvendo o material descartado em Canoas.
* Colaborou Taís Forgiarini