abc+

Promessa

"Na semana que vem, a operação vai ficar mais robusta", avisa secretário sobre a limpeza

Responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Lacerda aponta reforço com homens e máquinas para agilizar o trabalho

Publicado em: 20/06/2024 às 17h:19 Última atualização: 20/06/2024 às 17h:29
Publicidade

Já sem a ameaça iminente de uma nova cheia para inundar a cidade, aumenta a angústia pela limpeza de Canoas, já que o montante de entulhos parece não sumir na velocidade almejada pela população.

Homens e máquinas trabalharam na tarde desta quinta-feira (20), na Travessa Oliveira Viana, no bairro Fátima



Homens e máquinas trabalharam na tarde desta quinta-feira (20), na Travessa Oliveira Viana, no bairro Fátima

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Na tarde desta quinta-feira (20), os moradores do bairro Fátima observaram, pacientemente, homens e máquinas recolhendo quilos de material descartado na Travessa Oliveira Viana.

Moradora do bairro, Clotilde Nascimento, 59 anos, disse que, embora não possa ser comemorada, a limpeza ao menos dá um alívio até para quem se movimenta pelo bairro e precisa desviar do acúmulo de lixo.

“Não dá para a gente dizer que está feliz, porque tem lixo para onde se olhe, mas, pelo menos, a gente vê que estão trabalhando e que em algum dia isso vai sumir”, diz. “Só que muito lentamente”.

Já a comerciante Adriana Ribeiro, 54 anos, disse que a limpeza tem um impacto psicológico muito positivo, tendo em vista que o montante de entulhos é uma presença viva da tragédia que atingiu Canoas.

“Enquanto o lixo estiver todo acumulado na frente de casa, a gente não vai superar a tragédia”, lamenta. “Estamos tentando retomar o negócio, mas dói olhar para as coisas que perdemos todas amontoadas na frente de casa”.

Eduardo Gomes

Moradora da Oliveira Viana, a vendedora Carine Garcia, 47 anos, lamenta que o lixo recolhido esteja sendo levado, metros adiante, para a entrada do estacionamento do Parque Eduardo Gomes.

“Eles estão acabando com o Parcão”, reclama. “Não tem cabimento tirar o lixo da frente de casa e levar para um parque que servia de escape para as pessoas nos finais de semana”.

Área de estacionamento do Parque Eduardo Gomes está tomada de material descartado



Área de estacionamento do Parque Eduardo Gomes está tomada de material descartado

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Avanço

Responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Lacerda aponta que a Prefeitura de Canoas está licitando empresa e pessoal, o que deve garantir acréscimo ao trabalho visto no lado oeste da cidade.

“Vamos ampliar o pessoal e passar a trabalhar com 1.200 pessoas que estão sendo contratadas. Mais 240 caminhões e 120 retroescavadeiras, além de disponibilizar nas vias que já foram limpas”, avisa. “Na semana que vem, a operação vai ficar mais robusta”.

Ainda segundo o secretário, o lixo hoje depositado no Parque Eduardo Gomes será posteriormente recolhido e encaminhado para Gravataí, cidade que está absorvendo o material descartado em Canoas.

* Colaborou Taís Forgiarini

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade