EDUCAÇÃO

Mutirão de limpeza é realizado para permitir retorno de aulas na rede municipal

Após a conclusão da limpeza, escolas devem ter sua estrutura avaliada por equipes de engenheiros

Publicado em: 26/06/2024 11:11
Última atualização: 26/06/2024 18:43

Nessa terça-feira (25), mais seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) retomaram as aulas em Canoas. Cinco das instituições ficam no lado leste, e uma no lado oeste – atingido pela cheia histórica que devastou cidades gaúchas em maio.

Professoras da EMEF David Canabarro iniciaram o processo de limpeza da escola há duas semanas Foto: Valentina Bressan/Especial

Amanhã, na quinta-feira (27), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Terezinha Tergolina volta a receber alunos. O local no bairro Estância Velha serviu de abrigo para mulheres em situação de vulnerabilidade. 

A partir de amanhã, 19 das 39 Emeis no Município estarão em atividade. Até o momento, 14 de um total de 44 Emefs retornaram às aulas em Canoas.

Na última semana, um mutirão de limpeza teve início nas escolas do lado oeste. Por ora, dez escolas foram totalmente limpas e cinco estão com a faxina em andamento. Em outras duas, apenas a limpeza interna foi concluída e em seis a limpeza das áreas internas está em processo.

Há 15 instituições de ensino em que a limpeza está programada para começar nos próximos dias. Mais duas escolas devem voltar às aulas na próxima semana.

Ainda há escolas do lado leste sendo utilizadas como centros de acolhimento para pessoas desabrigadas pela enchente. Ao todo, 10 escolas seguem ocupadas com esse fim. Quando o retorno para casa ou o abrigamento em outros pontos for possível, essas escolas também serão higienizadas e reorganizadas.

Em maio, o prefeito Jairo Jorge afirmou, em coletiva de imprensa, que 41 das 83 escolas do Município haviam sido perdidas. O prefeito se referia ao número de escolas que foram inundadas na enchente. Agora, a Prefeitura afirma que a avaliação completa da estrutura das escolas só será realizada por engenheiros após o término da limpeza.

Limpeza mobiliza professores e equipe diretiva
Na Emef David Canabarro, no Mathias Velho, a comunidade escolar já iniciou o processo de limpeza há duas semanas. “Quando deu para acessar a escola, viemos retirar a documentação e logo em seguida começamos a limpeza”, conta a professora Catia Machado, 55 anos. “Estamos com muita expectativa porque queremos acolher a comunidade que precisa da gente”, comenta.

Equipes do Exército realizaram a retirada de escombros. Agora, as equipes da Sepat – empresa terceirizada responsável pela higiene e alimentação de escolas em Canoas – fazem a limpeza das áreas externas. Segundo a Prefeitura, a empresa já tem contrato com o governo e uma dotação orçamentária foi feita no contrato de hidrojateamento da Secretaria de Serviços Urbanos, para que a empresa também realize os serviços nas escolas.

Limpeza das partes externas das escolas é feita com equipamentos de hidrojateamento Foto: Valentina Bressan/Especial

“Inicialmente, a equipe diretiva e os professores tiraram os entulhos da sala. Pretendemos finalizar a limpeza até o final dessa semana. A previsão é voltar até o dia 8 de julho, mas dependemos do envio de material”, explica a diretora Fernanda Netto Jardim, 50. “Classes, cadeiras, todo o material das salas do andar de baixo foi perdido. Não sobrou nada”, lamenta.

Confira a lista de Emefs e Emeis que já voltaram às aulas
– EMEF Erna Wurth
– EMEF Duque de Caxias
– EMEF Ildo Meneghetti
– EMEF Walter Peracchi
– EMEF Max Adolfo Oderich
– EMEF Rondônia
– EMEF 7 de Setembro
– EMEF General Neto
– EMEF Tancredo Neves
– EMEF Leonel Brizola
– EMEF Theodoro Bogen
– EMEF Santos Dumont
– EMEF Ícaro
– EMEF Rio Grande do Sul

– EMEI Anísio Spíndola Teixeira
– EMEI Beija Flor
– EMEI Bem Me Quer
– EMEI Carrossel
– EMEI Marione Machado Leite
– EMEI Julieta Balestro
– EMEI Laney Langaro
– EMEI Olga Machado Ronchetti
– EMEI Pé de Moleque
– EMEI Pequeno Polegar
– EMEI Pintando o Sete
– EMEI Tia Lourdes
– EMEI Tia Maria Lúcia
– EMEI Ulysses Machado Filho
– EMEI Vó Babali
– EMEI Vó Corina
– EMEI Vó Lola
– EMEI Vó Nelsa

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas