PROGRAMAS DE AUXÍLIO

Mutirão da Caixa Econômica é montado para atender beneficiários do Auxílio Reconstrução

Primeiro lote do auxílio foi liberado nesta quinta-feira (30) para mais de 34 mil famílias gaúchas

Publicado em: 31/05/2024 17:47
Última atualização: 31/05/2024 18:10

No primeiro dia após a liberação do valor do Auxílio Reconstrução, canoenses fizeram fila na agência da Caixa Econômica para resolver problemas com o cadastro e conseguir acessar os R$5.100 liberados pelo governo. A quantia foi disponibilizada pelo Governo Federal às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

No Canoas Shopping, um mutirão foi montado nesta sexta-feira para atender pessoas com dúvidas ou dificuldades de acesso ao valor. O benefício, pago em parcela única, foi liberado para mais de 34 mil famílias gaúchas nesta quinta-feira (30), 29 mil delas em Canoas.


Mutirão ocorreu nesta sexta-feira, no Canoas Shopping Foto: Valentina Bressan/Especial

O mutirão vai funcionar das 10 às 16 horas no Canoas Shopping (Avenida Guilherme Schell, 6750) também na próxima segunda (3). A Caixa Econômica vai avaliar a demanda para decidir se o mutirão seguirá. Agências da Caixa Econômica são outra opção para resolver dificuldades de acesso. 

“Hoje, o foco é o Auxílio Reconstrução. A recomendação é só vir até a agência ou o mutirão se está com alguma dificuldade de acesso no aplicativo, seja por conta da senha, porque trocou de celular, está sem aparelho celular ou perdeu o cartão”, explica o superintendente da rede Caixa Econômica Federal em Porto Alegre, Renato Scalabrin.

Moradora do bairro Mato Grande, Fabiana Lopes buscou o mutirão no Canoas Shopping nesta sexta-feira. “Consigo entrar no aplicativo da Caixa mas não consigo movimentar a conta. Vi nas redes sociais que teria o mutirão e vim direto aqui”, conta.

Depois da enchente, ela ainda não conseguiu voltar para casa. Após o atendimento no mutirão, Fabiana relatou que conseguiu acessar o valor do auxílio.

“Chegamos muito cedo, está complicado. É uma burocracia. Não consigo baixar o CaixaTem”, contou a diarista Eliana Ramires, moradora da Rio Branco que aguardava atendimento na agência da Caixa Econômica. “O meu está em análise, não sei o que fazer. Preciso também atualizar meu endereço”, disse a cozinheira Iomaria de Oliveira.


Na agência da Caixa Econômica no centro de Canoas, a fila chegava á esquina das ruas Quinze de Janeiro e Frei Orlando Foto: Valentina Bressan/Especial

Como acessar o Auxílio Reconstrução
O superintendente Renato Scalabrin orienta que as agências e mutirões só sejam procurados em caso de dificuldade de acesso ao CaixaTem e às contas. Antes, a orientação é consultar o status da solicitação online.

O primeiro passo para consultar o crédito do auxílio é acessar o portal do governo. O link é www.gov.br/auxilioreconstrucao. Clique em “Sou cidadão” e efetue o login com a senha.

Há três possibilidades de resultado ao acessar o portal. Se constar que o CPF não foi cadastrado, significa que os dados ainda não foram enviados pela Prefeitura. É preciso procurar a Prefeitura com os dados do responsável e dos integrantes da família.

Caso a situação seja “Aguardando análise”, a recomendação é esperar e consultar o portal diariamente. A verificação dos dados pelo DataPrev é feita todos os dias. Os pagamentos ocorrem duas vezes por semana.

O valor ficará disponível quando o status for “Habilitado”. Nesse caso, é preciso que o representante da família cadastrado verifique seus dados e clique em OK, para que o lote de pagamento seja encaminhado para a Caixa.

Depois de receber a homologação, a dica é consultar a conta bancária – a Caixa vai depositar, prioritariamente, em uma conta corrente. Se a pessoa não tiver uma conta corrente, verifique as contas poupança. Em último caso, a Caixa vai, automaticamente, abrir uma Poupança Social Digital. Assim, é só realizar o primeiro acesso via aplicativo CaixaTem.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas