A morte suspeita por leptospirose, de um jovem de 20 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, foi desconsiderada pela Prefeitura de Canoas, após o resultado de análise do sangue no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) confirmar óbito por Influenza, tipo A. Contudo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirma que o caso segue em investigação até o resultado de outros exames.
O óbito ocorrido na sexta-feira (17), ganhou destaque nas redes sociais. De acordo com o relato da família, devido ao agravamento do estado de saúde, o morador de Canoas procurou atendimento durante a madrugada de sexta-feira na UPA. No local, o paciente foi entubado, porém, não resistiu.
Conforme parentes, ele teria sido diagnosticado com uma virose na quarta-feira (15) por um enfermeiro em atendimento domiciliar no bairro Guajuviras. A família não especificou se o profissional seria do município ou estaria em atendimento particular.
Sem registro
A Prefeitura afirma que não há registro do atendimento deste paciente no sistema de saúde do município no dia 15.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em caso de sintomas, como febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos, a população deve procurar atendimento, em casos leves, nas Unidades de Saúde, e em casos graves, nas UPAs e hospitais.
No Estado, até o momento, uma morte foi confirmada por leptospirose na segunda-feira (20), de um idoso de 67 anos no município de Travesseiro, no Vale do Taquari.
LEIA TAMBÉM