Você já pensou em ir ao médico, ser atendido e na hora de pegar o receituário de medicamentos, não ter carimbo? Pois foi isso que aconteceu com a moradora do bairro Mathias Velho, Ivone dos Santos, 60 anos. Ela foi com a mãe, uma idosa de 81 anos, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) América. A consulta estava marcada para que novas receitas fossem retiradas. “Também aproveitamos para marcar mais exames de rotina e fazer um check-up.”
No entanto, ao finalizar o atendimento, uma surpresa para a Dona Ivone. “Falaram que não tinham o carimbo para autorizar a retirada dos medicamentos na farmácia popular.” A canoense explica que, se for à Farmácia Básica Caçapava, também no Mathias Velho, sem o carimbo na receita, os remédios não são liberados. “Esse carimbo é essencial para conseguir os medicamentos.”
A solução encontrada pelos funcionários da UBS foi pedir ajuda para outra unidade do bairro. “As meninas foram super atenciosas, o atendimento foi muito bom. Falaram para irmos até a UBS Mathias Velho, lá as receitas seriam carimbadas.”
Distância
Para garantir a gratuidade dos remédios, Ivone e a mãe saíram da UBS América e se encaminharam até a UBS Mathias Velho. Ambas as unidades ficam localizadas na Avenida Rio Grande do Sul, porém não são próximas. “A Mathias fica perto do HPSC, não é perto.”
São aproximadamente 15 minutos caminhando. “Minha mãe é idosa, é complicado. E não somos as primeiras pessoas, nos confirmaram que isso aconteceu mais de uma vez. O carimbo foi pedido e ninguém fez nada.”
Ao chegar na segunda UBS o atendimento é rápido, afirma Dona Ivone. “Chegamos e fomos direto na recepção e carimbaram na hora. Mesmo não consultando lá.”
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), admitiu a falha e afirmou que a falta de carimbo se deu por conta de o item originar ter quebrado. O município afirma que se trata de um caso pontual e que terá solução entre quarta-feira (26), ou no mais tardar, na quinta-feira (27).
A SMS reitera ainda que serão providenciados mais de um carimbo, para que mais itens fiquem na reserva. O objetivo, conforme a Secretaria, é que o fato não se repita novamente.
Enquanto isso, os atendimentos seguem normalmente, com a necessidade de carimbar as receitas na UBS Mathias Velho, mesmo consultando na unidade América.
LEIA TAMBÉM