abc+

Transporte

Moradores de Canoas reclamam da ausência de horários nas linhas integração

Serviço foi retomada nesta segunda-feira (30), mas empresa alega baixa demanda

Publicado em: 03/10/2024 às 15h:04 Última atualização: 03/10/2024 às 15h:05
Publicidade

Após a conclusão da operação de transbordo em parceria com a Trensurb, a empresa Transcal retomou as operações com as linhas integração Canoas nesta segunda-feira (30).

Ponto no Mathias Velho em que deveriam circular linhas integrações tem ônibus somente nos horários de pico



Ponto no Mathias Velho em que deveriam circular linhas integrações tem ônibus somente nos horários de pico

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

A Transcal garantiu o retorno das linhas que abrangem os bairros Rio Branco, Niterói, Harmonia, Mathias Velho, Florianópolis e Guajuviras.

Não foram necessárias mais que 48 horas para surgirem as primeiras reclamações, devido aos horários divulgados pela empresa para a retomada.

O problema apontado é que os ônibus circulam somente em horários de pico, entre 5h20 e 8 horas durante o período da manhã. E entre 16 e 20 horas na parte da tarde.

Permanece, portanto, um hiato que dificulta a vida de trabalhadores que têm turno marcado para bater ponto a partir do meio-dia ou 14 horas.

“Eles pensam que todo mundo pega às oito no serviço e volta para casa depois das cinco”, reclama o mathiense Carlos Eduardo Azevedo.

O segurança de 49 anos trabalha em uma empresa de Porto Alegre a partir das 14 horas e lamenta ter que continuar dependendo de motoristas de aplicativo para chegar ao trem.

“Quando anunciaram que retomariam as linhas, eu não imaginava que deixariam de fora o povo que não pega no serviço de manhã cedo”, salienta.

O que diz a Transcal?

Por meio de nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a empresa Transcal aponta que está disponibilizando linhas para atender as estações Mathias Velho, Niterói e Canoas La Salle em horários de pico, com saídas às 6 horas e às 16 horas, devido à baixa demanda de passageiros, que atualmente se encontra em somente 14% do montante tradicional. A previsão de disponibilização de novas linhas dependerá do encerramento do serviço municipal gratuito de transporte e da interrupção da sobreposição entre as linhas da Transcal e das linhas oferecidas pela empresa urbana.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade