SOLIDARIEDADE
Moradores de Canoas arrecadam doações para Santa Catarina
Ação solidária acontece no bairro Mathias Velho. Prefeitura também enviou ajuda ao estado vizinho
Última atualização: 17/01/2025 11:58
Alimentos, água, colchões, cobertores e roupas. Estes são os itens que estão sendo arrecadados pelos moradores de Canoas para ajudar o Estado de Santa Catarina, afetado pelas chuvas. A mobilização começou nesta sexta-feira (17), no bairro Mathias Velho.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul e Santa Catarina sob alerta do Inmet
O local de arrecadação é o comitê do presidente da Câmara Municipal de Canoas, o vereador Eric Douglas (União Brasil). O espaço fica na Avenida Rio Grande do Sul, onde a equipe do político é responsável por receber e organizar os mantimentos.
Quem chega na porta já é recebido. Antes das 10 horas, as moradoras do bairro Mathias Velho Marta Helena Gil, 58 anos, e Márcia Elisa Gil, 60, vieram ajudar. As irmãs perderam a casa no desastre climático de maio do ano passado.
“Quando nós sofremos com a enchente, fomos acolhidos por todos os estados. Queremos retribuir da mesma forma, ter essa empatia também”, afirma Marta. “Trouxemos três colchões, cobertas, lençóis e alguns mantimentos. Amanhã, vamos trazer roupas e alimentos. Eles precisam”, comenta Márcia.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Outra moradora do bairro que fez a sua doação é a Grace Mesquita Belmiro, 34, que trouxe roupas e cobertores. “Quando nós mais precisávamos, eles nos ajudaram. Agora, são eles que precisam de nós. A união faz a força”, ressalta. A dona de casa estava acompanhada das filhas Isadora, 11, e Alana, de 1 ano e 10 meses. “Eu trouxe elas para incentivar a fazer o mesmo, a ajudar os outros.”
A ajuda que receberam durante a enchente também foi a motivação dos autônomos Danieli Padilha, 39, e Adriano de Melo, 43. Os moradores do bairro Rio Branco trouxeram colchões e cobertas para os atingidos pela chuva no estado vizinho. “Por tudo que aconteceu, decidimos ajudar”, afirma Adriano.
“Ficamos sabendo da ação pelas redes sociais e já trouxemos. Recebemos ajuda deles, então é uma forma de retribuir”, conta Danieli.
Vereadores em Santa Catarina
Os vereadores Eric Douglas e Leandrinho foram para Santa Catarina, junto com a Defesa Civil. “Nós passamos muitos dias dentro da água no nosso município e nós recebemos muita ajuda de Santa Catarina. Muitos barqueiros, muitas pessoas vieram para cá nos auxiliar. Quando vimos a matéria, já nos prontificamos”, explica Eric Douglas sobre a motivação.
LEIA MAIS: Rodovia que dá acesso a Jurerê, Canasvieiras e Ingleses é tomada pela água
“O primeiro passo é ver a real situação que está aqui e depois, já estamos organizamos, para trazer as doações para os municípios afetados. Vamos estar entrando em contato com os prefeitos”, detalha.
O comitê do político vai estar aberto nesta sexta-feira (17) até às 19 horas, podendo ser estendido de acordo com a demanda. No sábado, o espaço deve abrir às 9 horas para receber as doações. A equipe também se mobiliza para buscar mantimentos em outros bairros. O número de contato é (51) 99000-4830.
Prefeitura mobilizada
Por meio das redes sociais, a Prefeitura de Canoas divulgou o envio de mantimentos para ajudar o estado catarinense. "Após tudo o que vivemos no ano passado e todo o apoio que recebemos deles, nós precisamos ajudar! A união que nos fortaleceu naquele momento agora nos inspira a agir, oferecendo o nosso suporte e todo o carinho necessário", escreve.
No vídeo, o prefeito Airton Souza, também demonstra a seu apoio. "Prontamente estou disponibilizando uma equipe da Defesa Civil, uma caminhonete e um barco para prestar socorro, auxiliar nos resgates", declara.