Com a proximidade dos festejos da Semana Farroupilha, uma corrida contra o tempo se iniciou para a remoção e limpeza dos entulhos no Parque Eduardo Gomes (Parcão). Após a previsão de conclusão dos trabalhos não se concretizar neste domingo (8), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou uma nova data. Segundo a pasta, até sexta-feira (13), o local estará sem resíduos da enchente de maio.
“Durante a última semana, tivemos alguns problemas de operação e logística. É um trabalho complexo que envolve mais de 100 caminhões. São mais de sete máquinas operando na remoção e carregamento dos veículos”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Caron.
Os entulhos acumulados no estacionamento e nos fundos do parque estão sendo enviados para o aterro sanitário de Santo Antônio da Patrulha. Conforme a Prefeitura de Canoas, já foram removidas mais de 60 mil toneladas do montante de 130 mil metros cúbicos de escombros no Parcão.
De acordo com o titular da pasta, no fim de semana há uma redução de equipes e máquinas.
“São pessoas contratadas pela empresa que realiza a operação de remoção e transporte. A diminuição no fluxo de trabalho ocorre devido ao tipo de contratação.”
O depósito de lixo no Parcão começou em junho, quando a administração deu início à limpeza das ruas após a água acumulada nos bairros baixar. Em julho, no entanto, a área deixou de receber o material descartado devido a uma solicitação da Base Aérea de Canoas por conta do risco de urubus sobrevoando o espaço aéreo.
A remoção dos resíduos do parque iniciou em 5 de agosto. As primeiras estimativas anunciadas pela Prefeitura de Canoas apontavam para a limpeza total do local ainda no mês passado. Contudo, nas últimas semanas, os prazos foram postergados mais de uma vez pela administração municipal.
Limpeza detalhada
Além da retirada dos entulhos, a Secretaria do Meio Ambiente prevê para os próximos dias uma ação de “limpeza fina”. O secretário explica que as equipes utilizarão hidrojatos.
“Teremos uma equipe contratada com cerca de 70 pessoas. Os colaboradores farão a remoção de materiais que ficaram pelo caminho do parque e também passarão hidrojatos para limpar o chão feito de PVS. A limpeza evitará possíveis odores ruins”, salienta Caron.
Conforme o titular da pasta, os outros quatro pontos de transbordo do município estarão totalmente limpos até o fim de setembro. Ao todo, Canoas acumulou 400 mil toneladas de entulhos.
LEIA TAMBÉM