FÉRIAS ESCOLARES
MiniZoo de Canoas está aberto com horário ampliado e controle mais rígido sobre regras
Prefeitura diz que normas simples como "é proibido fumar" e "é proibido jogar comida aos animais" vinham sendo desrespeitadas por frequentadores
Última atualização: 18/10/2023 14:52
O MiniZoo de Canoas passou a funcionar neste fim de semana com controle mais rígido sobre as regras de visitação. O regramento sempre existiu, porém, andava meio esquecido por alguns frequentadores do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), que acabavam estressando os bichinhos.
Havia pessoas jogando comida para os animais, gritando com eles, colocando crianças do outro lado do cercado e, até mesmo, levando cães ferozes ao local. Com receio deque a situação piorasse, a prefeitura resolveu se mobilizar e, pensando no aumento do movimento devido às férias escolares, passou a advertir os visitantes.
A bióloga Renata Gautier lembra que o MiniZoo recebe, em sua maioria, animais silvestres em reabilitação devido a problemas distintos. "Seguidamente temos problemas com pessoas alimentando os animais, jogando coisas ou fazendo tumultos, o que é muito prejudicial e estressante para os nossos bichos", explica.
Até mesmo regras simples como "é proibido fumar" pareciam estar sendo ignoradas pelos visitantes, segundo o secretário de Meio Ambiente Bernando Caron. "A gente não quer começar a impedir que as pessoas entrem no parque", frisa. "Porém, não queremos mais ver pessoas circulando enquanto fumam nem os que levam cachorros grandes e brabos."
Conforme o secretário, os guardas já estão orientados a advertir quem não se comportar enquanto visita o MiniZoo. "Até já aumentamos o horário pensando neste período de mais movimento. O parque é público e aberto a todos, mas precisamos estabelecer limites para garantir a boa convivência."