DEMANDA CONSTANTE

MiniZoo de Canoas arrecada jornais para ajudar no cuidado com os animais

Materiais são usados para forrar gaiolas e baías; demanda é maior durante o inverno e primavera

Publicado em: 17/10/2024 15:06
Última atualização: 18/10/2024 17:40

O Zoológico Municipal de Canoas, conhecido como MiniZoo, está arrecadando jornais para ajudar no cuidado com os animais no local. 

Os materiais são usados para forrar fundo de gaiola e fundo de baía para que os espaços permaneçam adequados para a vivência dos animais. “É mais fácil de fazer a troca e o local continua limpo”, explicou a bióloga Renata Gautier.

Minizoo de Canoas está arrecadando jornais para utilizar no cuidado diário com os animais Foto: Nicole Goulart/Especial

São cerca de 80 quilos de jornal por mês. A demanda é maior neste período do ano, de acordo com a bióloga Denise Giane. “Na primavera, os animais se reproduzem. Então, usamos bastante jornal com os filhotes”, contou. “Já no inverno, nós usamos para manter os animais aquecidos”, completou.

Localizado dentro do Parque Getúlio Vargas, na entrada pela Rua Dona Rafaela, 700, o MiniZoo de Canoas conta com 124 animais de 47 espécies diferentes. Os que mais demandam pelos jornais são os gambás, corujas, ouriços e aves, além dos animais em reabilitação e os filhotes. Estes últimos ficam em uma sala só pra eles, cada um dentro de uma caixa com cobertores, comida e jornais.

Outras demandas

Além dos jornais, os animais também precisam de papelão, lençóis, toalhas e cobertores soft (material macio). “Esses materiais também são usados no cuidado com os animais. Importante lembrar que não aceitamos roupas de nenhum tipo”, ressaltou Renata.

As doações podem ser feitas de segunda a segunda-feira, das 8 às 17 horas - mesmo horário que o Minizoo recebe animais silvestres que precisam de atendimento veterinário.

O horário é diferente do de visitação que acontece de terça-feira à domingo, das 10 às 16 horas. Não há mudança de horário nos feriados e a entrada é gratuita.

Quase 20 anos de atividades

Inaugurado em 2005, o MiniZoo de Canoas costuma receber entre 20 e 30 animais silvestres por dia para atendimento médico, avaliação, reabilitação e soltura. A maioria são aves e gambás.

A prioridade é a reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. “Se não for possível a soltura, eles ficam aqui ou são destinados a outros empreendimentos”, afirmou Denise.

O espaço tem uma diversidade de fauna que chama atenção. São bugios, capivaras, veados, lontras, guaxinins, tucanos, corujas, aves de rapina, araras, papagaios, aracuãs, coatis, ouriços, tamanduá-mirins, gatos do mato, cutias, tartarugas entre outros.

No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, é possível entrar em contato com a equipe para receber orientações pelo telefone (51) 99787-1078. O Minizoo conta com 16 funcionárias, entre biólogas, veterinárias e tratadoras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas