VIDA LIVRE

Minizoo acolhe mais de 100 animais silvestres atingidos pela enchente

Zoológico Municipal de Canoas realiza avaliação médica, tratamento de saúde e tentativa de soltura dos bichos à natureza

Publicado em: 25/06/2024 19:41
Última atualização: 25/06/2024 20:19

O número de resgates e acolhimentos de animais silvestres aumentou em Canoas. Nos últimos dois meses, o MiniZoo recebeu 139 bichos, entre mamíferos, aves e répteis, sendo 123 encaminhados pela população e 16 resgatados pelas equipes do zoológico. A mudança de cenário é resultado da enchente que atingiu o município no mês passado. Com a inundação, a oferta de alimentos reduziu em áreas de vida livre da região, ocasionando o aparecimento dos animais em território urbano.

Cágados resgatados recebem tratamento de saúde no MiniZoo Foto: Paulo Pires/GES

Serpentes, papagaios, cágados (tigre-d'água), jabutis, gambá, foram algumas das espécies recolhidas pelas equipes do zoológico. Segundo a veterinária responsável, Débora Favreto, os animais passam por avaliação de saúde, tratamento de reabilitação (quando necessário) e tentativa de soltura na natureza.

"A maioria que temos resgatado ou recebido está bastante debilitada, em especial, as aves e os mamíferos. Entre as principais manifestações estão a desnutrição e machucados externos, como patas quebradas e cortes na pele. Até o momento, os répteis são os que chegaram em melhores condições de saúde", frisa a profissional.

Débora explica que não é possível estimar a origem de todos os animais, se são oriundos da natureza ou de cativeiro. "Acreditamos que a maioria seja de vida livre. Poucos apresentaram características de aprisionamento em gaiolas. Tivemos alguns casos específicos."

Criação, armazenamento e comercialização proibidos

Os animais silvestres devem viver na natureza, salienta a veterinária. A criação, armazenamento e comercialização são proibidos por lei.

"Qualquer pessoa que mantiver em posse ou vender está cometendo um crime. Animais silvestres não são pets, eles não podem ser criados como animais de estimação. Por mais fofo ou inofensivo que bicho possa parecer ser, a pessoa estará prejudicando a saúde do bicho e realizando um ato ilegal."

A bióloga do MiniZoo, Denise Giani, fala sobre o trabalho realizado. Ela explica a diferença entre o zoológico e o Bem-Estar Animal da cidade. "O MiniZoo acolhe e trata animais silvestres e o Bem-Estar, os pets."

Pedidos de resgate

Os moradores de Canoas que identificarem a circulação de animais silvestres no município devem reportar a situação ao MiniZoo, por meio do WhatsApp (51) 99787-1078, das 8 às 17 horas. O serviço está disponível diariamente. "A partir do comunicado será avaliada a necessidade de resgate ou não", salienta a bióloga.

Doações de cobertores, toalhas e jornais velhos

Com a chegada da estação mais fria do ano, a necessidade de cobertores, toalhas e jornais velhos aumentou consideravelmente no zoológico de Canoas. Os itens são utilizados para aquecer os animais. As doações devem ser entregues no local, pela entrada na Avenida Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, 900, bairro Marechal Rondon, das 8 às 17 horas, qualquer dia da semana.

Cobertores são utilizados para aquecer mamíferos Foto: Paulo Pires/GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas