SOLIDARIEDADE
Felipe Massa visita escola reconstruída após a enchente em Canoas: "Mínimo que eu podia fazer era ajudar"; veja vídeo
Líder da temporada 2024 da Stock Car, piloto alavancou doações que ajudaram instituição, destruída pelas cheias de maio, em Canoas
Última atualização: 05/09/2024 21:46
Com os braços erguidos, segurando um cartaz de cartolina e gritando “Felipe Massa”, o aluno da Escola Luterana Comunitária São Mateus, Taylor Melo, disse nunca ter assistido a uma corrida de Fórmula 1 ou Stock Car.
Ao ser questionado sobre quem é Felipe Massa, no entanto, o estudante de 8 anos não demorou nem dois segundos para abrir um sorriso e soltar: “A professora disse que é piloto e salvou a nossa escola”.
Foi assim, com o entusiasmo escancarado nos rostos de centenas de crianças, que o piloto foi recebido, na tarde desta quinta-feira (5), na Escola São Mateus, no bairro Mathias Velho, em Canoas.
Às vésperas da nova etapa da Stock Car 2024, que ocorre no próximo domingo (8), Massa foi até a instituição ver o resultado da reconstrução, cuja campanha foi puxada por ele durante o período crítico das cheias no Estado.
LEIA TAMBÉM: Projeto Canoas Recicla com a Gente recolheu mais de 7 mil toneladas de resíduos desde 2022
O piloto chegou a leiloar artigos pessoais e impulsionou a campanha que garantiu a arrecadação de R$ 1,8 milhão destinados ao Instituto Cultural Floresta, principal responsável pela reforma da São Mateus. “O mínimo que eu podia fazer era ajudar”, disse. “A gente acompanhou o sofrimento que as pessoas passaram e gratidão é pouco para descrever o que sinto agora ao ver essas crianças de volta na escola”.
Massa, acompanhado pelo diretor da instituição, Waltair Jacobsem, ouviu atentamente tudo o que foi feito pela recuperação da escola e circulou pelas salas de aula para cumprimentar crianças e professores. “Eu só tenho a agradecer tudo o que fizeram e dizer que o importante é ajudar com aquilo que é possível”, afirma. “Pode ser o mínimo possível, mas o importante é fazer parte e ajudar”.
Incentivo
Foi no início de junho que, sensibilizado pelas imagens das enchentes no Rio Grande do Sul vistas pela televisão, Felipe Massa decidiu agir para ajudar, leiloando macacões usados em sua longa carreira no automobilismo.
O contato com empresários gaúchos ligados ao projeto De Volta Para a Escola, do Instituto Cultural Floresta, aconteceu nesta época, incentivando atletas e empresários a também colaborar com as vítimas. “Eu pedi ajuda não só para pessoas no Brasil, mas também na Europa”, conta. “O resultado, felizmente, agora eu vejo, foi bem melhor do que eu imaginava”.
Dificuldade
O diretor afirma que a visita de Felipe Massa coroa um trabalho árduo de reconstrução que durou meses até o retorno das crianças, que ocorreu em junho. “Nós tínhamos uma escola e de repente ela desapareceu e só sobrou a lama”, suspira ao lembrar. “O cenário era de guerra e sabíamos que seria necessário muito esforço para retomar cada espaço”.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
O trabalho de limpeza, salienta o diretor, foi penoso, já que a instituição, localizada no final da Rua Florianópolis, está situada em uma área carente e distante de qualquer ajuda. “A gente vinha para limpar e, qualquer coisa que faltava, era necessário dirigir quilômetros até encontrar, porque o bairro inteiro estava em ruínas e os que apareciam também precisavam de ajuda”, lamenta.
Stock Car
Atual líder da temporada 2024 da Stock Car com 549 pontos somados, Felipe Massa tem prova marcada para a tarde de domingo no Velopak, em Nova Santa Rita. Felipe Baptista e Ricardo Zonta dividem a segunda colocação com 545 pontos cada.
Antes do grid de largada, no sábado (7), ocorrem os treinos de volta rápida no autódromo, que costumam atrair milhares de pessoas. A saber, a organização informa que 50% da arrecadação do evento será destinada às vítimas gaúchas das enchentes.