CHEIAS
Militares entregam donativos para moradores ilhados no Mathias Velho
Tropa da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis levaram alimentos e água para moradores que permanecem em casas na região
Última atualização: 27/05/2024 18:52
Um dos bairros mais afetados pela enchente em Canoas, o Mathias Velho, segue com diversas ruas com água na altura acima do joelho. Nesta segunda-feira (27), militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis-SC, levaram alimentos e água para os moradores que permanecem em casas na região.
A operação contou com três blindados Guarani, os veículos militares possuem capacidade de livre trânsito nas águas. A entrega dos donativos ocorreu em ruas de difícil acesso, entre elas: Caçapava, Florianópolis, Uruguaiana e Martin Luther King.
"Essas doações vieram da Ulbra [Universidade Luterana do Brasil]. Nós [o Exército] viabilizamos o transporte e distribuição para alcançar mais pessoas que necessitam de apoio", destaca o coronel da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Terra.
Durante o trajeto, as ruas denunciavam a situação de horror vivenciada pelos canoenses. As marcas de água nas paredes de casas e prédios registravam a altura em que a água chegou, mais de dois metros em ruas como a Florianópolis. A distribuição dos donativos ocorreu espaçadamente devido aos poucos moradores que seguem nas casas.
https://www.instagram.com/p/C7e5hXePBdg/
Situação inusitada
Sete militares da Operação Taquari 2 foram suspensos das atividades após ordenarem que moradores Mathias Velho evacuassem o bairro no início da noite de domingo (26). O alerta causou pânico e dúvidas na população. De maneira equivocada, os militares avisaram que um dique havia sido rompido. Em resposta, a Prefeitura de Canoas necessitou emitir um comunicado dizendo que a informação era falsa.
Em nota, o Exército informou que os militares não consultaram o Escalão Superior sobre a veracidade das informações, sendo aberta uma investigação para apurar os fatos.