abc+

SAÚDE

Médicos decidem manter paralisação parcial no Hospital Nossa Senhora das Graças

Direção do hospital diz que está em diálogo contínuo com o corpo clínico. Atendimentos de urgências, emergências e pós-operatórios seguem normalmente

Publicado em: 06/11/2024 às 21h:01 Última atualização: 06/11/2024 às 21h:13
Publicidade

Os médicos prestadores de serviços do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) decidiram manter a suspensão dos atendimentos eletivos, iniciada nesta terça-feira (5). A decisão ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada pelo Simers, no final da tarde desta quarta-feira (6), quando os profissionais avaliaram cronograma de pagamento da remuneração médica apresentado pelo hospital.

“Os médicos haviam solicitado um calendário de quitação até o final do ano, mas isso não foi contemplado e vamos reforçar aos gestores esta necessidade. Além disso, o Simers vai encaminhar ofício ao Ministério Público de Canoas e ao Conselho de Medicina repudiando a notificação extrajudicial que as empresas médicas que prestam os serviços receberam, a qual condiciona o fim dos contratos caso a mobilização não seja encerrada”, lamenta o coordenador da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff.

Médicos decidem manter paralisação parcial no Hospital Nossa Senhora das Graças



Médicos decidem manter paralisação parcial no Hospital Nossa Senhora das Graças

Foto: Arquivo/PMC

O diretor do Sindicato Médico ainda ressalta que, apesar da suspensão das consultas e cirurgias agendadas, os médicos mantêm o atendimento de urgência e emergência, assim como aos casos críticos. “Esse é um movimento legítimo dos profissionais, tanto para garantir condições de trabalho quanto para que a população não sofra mais com o descaso em relação à saúde”, pontua Wolff.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

O que diz o Hospital

Por meio de nota, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) informou que “os repasses da Prefeitura de Canoas estão em dia. Contudo, devido aos bloqueios judiciais sobre as verbas do SUS e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, os pagamentos aos médicos contratados como pessoa jurídica (PJs) foram impactados. A direção do hospital está em diálogo contínuo com o corpo clínico, e os vencimentos estão sendo realizados conforme o cronograma acordado, com novos pagamentos programados para a próxima semana.

A diretoria do HNSG também se reunirá com representantes do Ministério Público do Trabalho nesta semana, buscando uma solução para liberar os valores bloqueados. No início da tarde desta terça e quarta-feira, houve uma paralisação parcial de algumas empresas prestadoras de serviços médicos. Os atendimentos de urgências, emergências e pós-operatórios seguem normalmente. No momento, o hospital está tomando todas as medidas legais necessárias para garantir o funcionamento integral da instituição.

Ressaltamos que o HNSG tem mantido transparência e comunicação frequente com o corpo clínico e segue o cronograma de pagamentos acordado. É improcedente a informação sobre um suposto atraso de 50% dos valores da competência de julho; o ocorrido refere-se a um atraso de apenas dois dias, e o pagamento completo da competência de agosto, conforme acordado, será realizado ainda nesta semana. “

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade