EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Medicina da Ulbra moderniza laboratórios e otimiza aprendizado
Laboratórios utilizadas para aulas práticas de cursos da saúde foram reunidos em um único prédio
Última atualização: 07/08/2024 17:08
As novas instalações da Central dos Laboratórios de Habilidades, no campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), passaram a reunir os 32 laboratórios utilizados para aulas práticas do curso de Medicina e de demais graduações da área da saúde.
“A transferência do prédio 4 para o prédio 19 foi uma decisão crucial. O novo local oferece melhor acessibilidade e também concentra as atividades práticas, o que promove uma maior integração”, explica a coordenadora dos laboratórios da Ulbra no campus Canoas, Roberta Rocho. Os 32 laboratórios podem ser utilizados por todos os cursos da área da Saúde, o que otimiza os recursos e melhora a eficiência das estruturas existentes.
Mais tempo para o estudo
“A centralização dos cenários de prática e dos aportes teóricos em locais próximos apresenta significativas vantagens pedagógicas. Primeiramente, a proximidade física facilita a integração entre teoria e prática, permitindo que os estudantes apliquem imediatamente os conceitos aprendidos em sala de aula no ambiente prático”, afirma o diretor do curso de Medicina da Ulbra, professor doutor Marcelo Guerra. Segundo o diretor, isso promove uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.
Além disso, a redução do tempo e esforço despendidos em deslocamentos permite que os estudantes dediquem mais tempo ao estudo e às atividades práticas. “A proximidade também facilita a supervisão e orientação por parte dos docentes, que podem acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos estudantes, oferecendo feedbacks imediatos e mais direcionados”, diz Guerra.
Confira a nova organização do prédio de laboratórios:
- Térreo - Anatomia (seis salas)
- 2º andar - clínica cirúrgica (três salas); traumatologia; cardiologia; mesa anatômica; clínica médica; semiologia (duas salas); ecografias
- 3º andar - microscopia (cinco salas); Núcleo de Anatomia Radiológica
- 4º andar - microbiologia; fitoquímica e análise de orgânicos; imunologia e parasitologia; controle de qualidade farmacêutico; instrumentais; bioquímica; tecnologia farmacêutica (duas salas); estágios obrigatórios.