CANOAS
Carroceria de caminhão atravessada em rua é um dos perigos para os motoritas do bairro Mathias Velho
Movimentação é intensa e há bloqueios também de máquinas e homens que trabalham no recolhimento de entulhos nesta sexta-feira (7)
Última atualização: 07/06/2024 15:18
Ao circular pela Rua Tupanciretã, no bairro Mathias Velho, em Canoas, o motorista é obrigado a parar e dar a volta na altura do número 800. Isso porque há uma enorme carroceria de caminhão atravessada no meio da pista.
Segundo os moradores, o obstáculo foi criado após o rompimento do dique no bairro. A enorme carreta acabou carregada pela água e desde então não é mais possível passar livremente pelo local.
“A carreta pertence a um vizinho”, aponta o estofador Paulo Vasconcelos. “O caminhão estava estacionado em frente a casa dele, mas a água arrastou a carreta e desde então está assim”, explica o trabalhador de 53 anos.
A via obstruída pela carroceria é apenas um dos exemplos do tipo de perigo existente para os motoristas que trafegam pelo Mathias Velho desde que a água sumiu das ruas do bairro.
Há vias completamente trancadas devido ao acúmulo do lixo; existem aquelas em que mal passa um carro devido aos entulhos que se espalharam após serem deixados na calçada; e crateras criadas pela água da chuva durante a inundação.
Somados a esses obstáculos, é preciso ter cuidado também com os bloqueios criados pela Prefeitura de Canoas para que homens e máquinas façam o necessário recolhimento de entulhos.
“A dificuldade é muito grande para quem precisa dirigir no Mathias todo dia”, reclama o motorista de aplicativo Nestor Cardoso. “Já cansei de dar ré, porque ou está trancado, ou só passa um carro ou moto na rua”, acrescenta o trabalhador de 47 anos.
Entrada
Embora não exista obstáculo, a entrada no bairro Mathias Velho por meio da Avenida Boqueirão segue complicada. Isso porque o tráfego é intenso em direção ao bairro, sendo acrescido durante os finais de semana.
Moradora do Mathias, Nara Oliveira, 64 anos, explica que os mutirões de limpeza aumentam o número de carros e motos circulando especialmente durante os finais de semana.
“Eu mesma recebi ajuda de parentes e todo mundo veio de carro, então entendo que seja problema para alguns, mas para quem precisa é muito importante esse apoio”, salienta a pensionista.
Máquinas
Quem já voltou para casa também reclama que não há um roteiro bem definido das equipes de limpeza que atuam no recolhimento de entulhos, o que causa um problema para quem quer entrar e sair de casa.
“Se eles estruturassem tipo hoje trabalhamos nas ruas X, Y e Z e amanhã trabalhamos ao lado, seria tudo bem”, reclama o eletricista Otávio Malinoski. “Só que a gente sai de casa e quando volta a entrada está trancada”, critica o trabalhador de 62 anos.
Trabalho
A Prefeitura de Canoas informa que a Secretaria de Transporte e Mobilidade irá até o local desobstruir a via Tupanciretã trancada por uma carreta. Já as obstruções devido ao trabalho de limpeza são rápidas e em virtude da movimentação de máquinas levando entulhos do bairro.