Amamentação

Mamaço coletivo encerra celebração do Agosto Dourado em Canoas

Evento no Canoas Shopping teve exposição fotográfica para reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida

Publicado em: 01/09/2024 12:38
Última atualização: 01/09/2024 13:29

A exposição AMAmentação encerrou nesta sexta-feira (30) com um mamaço coletivo no Espaço Cultural do Canoas Shopping. As mães que estão amamentando compareceram com seus filhos para reforçar a importância do aleitamento materno e compartilhar experiências. As atividades fazem parte da celebração do Agosto Dourado, mês de conscientização da amamentação. 

O mamaço coletivo busca conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Na foto, a empresária Stela Monteiro, 35 anos, amamenta a Laura, 2 meses. Foto: Nicole Goulart/Especial

A empresária Stela Monteiro, 35 anos, participou do evento com a sua filha Laura, 2 meses. Por ser sua primeira gestação, Stela afirmou ter tido dificuldades em amamentar e buscou a ajuda da consultora em amamentação Mari Ahlert, uma das organizadoras da exposição. "Essa conexão é muito legal", destacou a empresária sobre o apoio que recebeu de outras mães.  

Uma das idealizadoras do mamaço coletivo, a nutricionista materno infantil Vanessa Horos, 35 anos, diz que as pessoas precisam ter um olhar mais afetuoso para o assunto. "Apoiar, que a sociedade canoense entenda que a amamentação é um processo natural, inclusive em lugares públicos".

Segundo a nutricionista, o movimento uniu forças com a exposição para alcançar mais pessoas. Em 2023, a mobilização teve um grande público e contou com patrocínio. Mas, devido a enchente, a edição de 2024 aconteceu de forma mais despretensiosa.

A exposição AMAmentação esteve aberta para visitações gratuitas durante todo o mês de agosto no Espaço Cultural do Canoas Shopping Foto: Nicole Goulart/Especial

Em conjunto com o mamaço, esta foi a terceira edição do evento realizado pela fotógrafa Dieny Marques, 36 anos, e pela consultora em amamentação Mari Ahlert, 43, e teve como tema "Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos". Quatro mães foram fotografadas amamentando seus filhos. As fotos ficaram expostas com visitação gratuita durante todo o mês de agosto no Espaço Cultural do Shopping Canoas, no 2° piso. 

O Agosto Dourado ou Mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei n° 13.435, em 2017, com o objetivo de conscientizar e esclarecer a população sobre a importância da prática. O dourado se refere ao nível ouro de qualidade do leite materno. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento oferecido pelas mães é o melhor alimento para os bebês, podendo reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. A recomendação é que as crianças sejam exclusivamente amamentadas nos primeiros 6 meses de vida e, após a introdução de alimentos sólidos, o aleitamento permaneça até os 2 anos ou mais. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas