Nas primeiras cinco Operações Balada Segura realizadas este ano em Canoas, as equipes de fiscalização da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, com apoio da Guarda Municipal de Canoas e da Brigada Militar abordaram 570 veículos. Nessas ações, foram contabilizadas 110 casos de alcoolemia, 278autuaçõese 43 veículos recolhidos. Os motoristas alcoolizados, além de multa, tiveram a habilitação suspensa por 12 meses.
Os números não estão muito diferentes de 2023, exceto pelo número de carteiras de habilitação recolhidas. Este ano parece que os condutores estão mais conscientes em relação à documentação, pois apenas uma CNH foi recolhida, enquanto que no ano passado foram 41, nas cinco primeiras operações e 281 nas ações realizadas no ano todo. O ano de 2023 fechou com um total de 6216 veículos abordados e 3.309 autuações. As ações em 2024 continuarão sendo realizadas semanalmente.
“As operações da Balada Segura buscam reduzir a quantidade de acidentes associados ao consumo de bebidas alcoólicas e ao mesmo tempo trazer mais segurança ao trânsito de Canoas. A blitz de fiscalização ocorre sempre em um local estratégico de grande concentração de bares e casas noturnas na cidade”, explica o secretário interino da SMTM, Leandro Rodrigues Machado.
Machado destaca que nesta ação conjunta, que combate a imprudência de quem ainda mistura álcool e direção, os números de casos de alcoolemia são, também, reflexo da quantidade de abordagens feitas pelos agentes. Por outro lado, ainda segundo o secretário interino, os agentes de fiscalização da SMTM observam que existe uma quantidade significativa de pessoas que transitam à noite para os mais diferentes locais utilizando o transporte por aplicativo, de carona com um motorista da rodada e tomando os devidos cuidados. Nessas ações, o setor de Educação no Trânsito busca conscientizar sobre os perigos do álcool e direção.
Primeira operação de fevereiro
Na primeira Operação Balada Segura realiza neste mês de fevereiro, as equipes de fiscalização abordaram 160 veículos. Os agentes realizaram a operação na avenida Inconfidência, no Centro, na noite de quinta-feira (1º). Houve a autuação de 76 veículos, somando 93 infrações. Dos 19 casos de alcoolemia, 17 motoristas se negaram a realizar o teste do bafômetro.
Ao todo, 18 responsáveis por veículos com pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, o que evitou o recolhimento pelo guincho. Já outros 11 foram transportados a um depósito credenciado ao Detran/RS.
Casos inusitados também ocorrem durante essas operações. Como o condutor de um carro com licenciamento vencido, habilitação suspensa e sinais de embriaguez, que tentou fugir da barreira e acabou colidindo em outro veículo. Ou o motorista, também alcoolizado, que foi flagrado na mesma noite, duas vezes.
LEIA TAMBÉM