abc+

TRÂNSITO

Mais de 500 veículos abordados este ano na Balada Segura

Os casos de alcoolemia continuam constantes, apesar de muitos optarem por carona ou aplicativos

Publicado em: 06/02/2024 às 10h:01 Última atualização: 06/02/2024 às 10h:01
Publicidade

Nas primeiras cinco Operações Balada Segura realizadas este ano em Canoas, as equipes de fiscalização da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, com apoio da Guarda Municipal de Canoas e da Brigada Militar abordaram 570 veículos. Nessas ações, foram contabilizadas 110 casos de alcoolemia, 278autuaçõese 43 veículos recolhidos. Os motoristas alcoolizados, além de multa, tiveram a habilitação suspensa por 12 meses.

A alcoolemia pode ser constatada de duas maneiras: por meio de etilômetro (bafômetro) ou pela presunção de legitimidade conferida ao agente de trânsito, quando o motorista se nega a fazer o teste



A alcoolemia pode ser constatada de duas maneiras: por meio de etilômetro (bafômetro) ou pela presunção de legitimidade conferida ao agente de trânsito, quando o motorista se nega a fazer o teste

Foto: Gustavo Garbino – PMC

Os números não estão muito diferentes de 2023, exceto pelo número de carteiras de habilitação recolhidas. Este ano parece que os condutores estão mais conscientes em relação à documentação, pois apenas uma CNH foi recolhida, enquanto que no ano passado foram 41, nas cinco primeiras operações e 281 nas ações realizadas no ano todo. O ano de 2023 fechou com um total de 6216 veículos abordados e 3.309 autuações. As ações em 2024 continuarão sendo realizadas semanalmente.

“As operações da Balada Segura buscam reduzir a quantidade de acidentes associados ao consumo de bebidas alcoólicas e ao mesmo tempo trazer mais segurança ao trânsito de Canoas. A blitz de fiscalização ocorre sempre em um local estratégico de grande concentração de bares e casas noturnas na cidade”, explica o secretário interino da SMTM, Leandro Rodrigues Machado.

Machado destaca que nesta ação conjunta, que combate a imprudência de quem ainda mistura álcool e direção, os números de casos de alcoolemia são, também, reflexo da quantidade de abordagens feitas pelos agentes. Por outro lado, ainda segundo o secretário interino, os agentes de fiscalização da SMTM observam que existe uma quantidade significativa de pessoas que transitam à noite para os mais diferentes locais utilizando o transporte por aplicativo, de carona com um motorista da rodada e tomando os devidos cuidados. Nessas ações, o setor de Educação no Trânsito busca conscientizar sobre os perigos do álcool e direção.

Primeira operação de fevereiro

Na primeira Operação Balada Segura realiza neste mês de fevereiro, as equipes de fiscalização abordaram 160 veículos. Os agentes realizaram a operação na avenida Inconfidência, no Centro, na noite de quinta-feira (1º). Houve a autuação de 76 veículos, somando 93 infrações. Dos 19 casos de alcoolemia, 17 motoristas se negaram a realizar o teste do bafômetro.

Ao todo, 18 responsáveis por veículos com pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, o que evitou o recolhimento pelo guincho. Já outros 11 foram transportados a um depósito credenciado ao Detran/RS.

Casos inusitados também ocorrem durante essas operações. Como o condutor de um carro com licenciamento vencido, habilitação suspensa e sinais de embriaguez, que tentou fugir da barreira e acabou colidindo em outro veículo. Ou o motorista, também alcoolizado, que foi flagrado na mesma noite, duas vezes. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade