SAÚDE
Mais de 5 mil canoenses já se vacinaram contra a gripe
Meta total do município é imunizar até 135 mil pessoas até o fim da campanha
Última atualização: 04/03/2024 09:13
A vacinação contra a gripe já começou em Canoas e com uma procura considerada satisfatória. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 5.378 pessoas receberam a dose contra o vírus influenza nos dois primeiros dias de campanha.
Para a enfermeira Luciane Godoi Brum, que atua na SMS, a procura pela vacina está dentro das expectativas. "No ano passado, com uma realidade diferente, a procura foi menor. Agora estamos satisfeitos."
Na segunda-feira (10) foram aplicadas 2.444 doses. Já na terça-feira (11), 2.934 pessoas foram até alguma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se imunizar.
Deste público, 4.564 eram idosos, ou seja, 7,79% do público apto a receber a vacina neste primeiro momento. "Esperamos que a procura só aumente e que a meta de 90% do público vacinado seja batida o mais breve possível, em favor da saúde das pessoas, especialmente as que fazem parte dos grupos prioritários."
Público alvo
Podem se vacinar: crianças (dos seis meses aos seis anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das Forças Armadas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
Conforme a SMS, o público vacinável neste primeiro momento é de aproximadamente 150 mil pessoas.
Procura maior
A SMS aposta que neste ano o resultado final será melhor do que o de 2022. "As vacinas geram um resultado muito positivo. As pessoas estão percebendo, por isso a procura é maior", destaca Luciane.
Na questão da ampliação do público alvo, Luciane comunica que isso depende do governo do Estado. "Costuma ser no final da campanha."
A exceção foi justamente a campanha de 2022, quando devido a baixa procura, a vacinação foi liberada para todos os públicos mais cedo. "Se o movimento seguir sendo grande, isso não deve acontecer", completa.
Pessoas podem se imunizar contra a Covid-19
Segundo a enfermeira, não há problemas em tomar as vacinas da gripe e contra a Covid-19 ao mesmo tempo. "Não tem problema algum. Estamos indicando aqui para os pais que trazem os filhos para tomar a vacina da Covid e aproveitem para se imunizar contra a Influenza junto."
Para Luciane, o problema é não se vacinar. "E depois contrair o vírus e suas complicações."
A única contraindicação diz respeito a pessoas gripadas, o que não é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Dia D será em maio, diz SMS
A data do Dia D contra a gripe já foi divulgada e será no dia 6 de maio, conforme divulgado pela SMS. Inicialmente o evento estava marcado para o dia 29 de abril, sendo transferido pelo município. Todas as unidades de saúde estarão mobilizadas para aplicar doses contra o vírus, das 8 às 17 horas. "Ainda estamos estudando se haverão outras vacinas disponíveis ou se vamos imunizar apenas com a da gripe", afirmou Luciane.