Já são mais de 16 mil inscritos para receber os R$400 de auxílio mensal disponibilizados pela Prefeitura por meio do Programa Auxílio Canoense Reconstrução. As inscrições foram abertas na segunda-feira (17). As 5 parcelas de benefício serão distribuídas para 5 mil pessoas.
Um dos pré-requisitos para recebimento do valor gerou polêmica entre a população, que se manifestou nas redes sociais da Prefeitura. Para receber o valor, a pessoa deve trabalhar um dia por mês na Frente Emergencial de Limpeza de Canoas.
O pagamento da parcela do auxílio será realizado no dia de prestação das atividades. O secretário adjunto de Apoio à Reconstrução de Canoas, Lúcio Paz, afirma que “a contrapartida proporciona ao munícipe a oportunidade, a partir de um ponto de vista de união e integração, de ajudar na volta à normalidade”.
Para o secretário adjunto, o número de inscritos é indicativo do sucesso do programa. “Se fosse algo negativo, não teria tantos inscritos. A população comprou a ideia de ajudar a cidade”, afirma Lúcio Paz.
Segundo Paz, o mesmo modelo foi utilizado na pandemia. Em 2021, para receber o auxílio emergencial disponibilizado pelo município, era necessário cumprir um dia de trabalho na Frente de Limpeza municipal.
O serviço deve ser prestado em algum dos equipamentos públicos do Município, como escolas, Unidades Básicas de Saúde ou centros culturais.
Ainda de acordo com o secretário adjunto, por ora não se pode afirmar se novas edições dos programas de auxílio Canoense Reconstrução, Estadia Solidária e Empreendedor Canoense serão realizadas.
LEIA TAMBÉM