ECONOMIA

Mais de 139 mil pessoas estão inadimplentes em Canoas, segundo a Serasa

População pode renegociar dívidas em agências dos Correios até 29 de novembro

Publicado em: 12/11/2024 08:59
Última atualização: 12/11/2024 09:09

O Feirão Serasa Limpa Nome chega a uma nova edição em parceria com as agências dos Correios em todo o Brasil. Até o dia 29 de novembro, a população pode buscar atendimento para renegociar suas dívidas com mais de 1.000 empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia entre outros.

Em Canoas, 139.466 pessoas estão inadimplentes, somando 513.439 dívidas, conforme informado pelo especialista em Educação Financeira da Serasa, Paulo Nakano. Os números foram atualizados antes da ação.

“O objetivo do feirão é dar aquele alívio para o inadimplente, pensando principalmente nas festas do fim do ano. É um grande alívio para as compras”, destaca Nakano.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Parceria entre Serasa e Correios oferece atendimento em 3 agências na cidade até final do mês Foto: Paulo Pires/GES

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

De acordo com o especialista, as empresas que estão participando do feirão já definiram o desconto e o parcelamento. “O usuário apenas informa se concorda ou não com a oferta”, explica. Os descontos podem chegar até 99% e o parcelamento, até 72 vezes.

Como e onde renegociar

Para receber o atendimento, basta levar um documento de identificação com foto e informar o número do CPF. O tipo de senha é a letra C, referente ao “atendimento normal”, e todos os guichês realizam a ação. A assistência pode ser requisitada por terceiros mediante procuração. Os inadimplentes em Canoas podem ir até as seguintes agências:

  • Agência Canoas - Rua Quinze de Janeiro, 61
  • Agência Boqueirão - Rua Major Sezefredo, 1240
  • Agência Guilherme Schell - Avenida Guilherme Schell, 1968

Momento de aliviar as contas

Durante o feirão, a assistência oferecida nas agências não tem custo nenhum ao inadimplente, como ressalta a gestora da Agência Canoas, Jussara Machado dos Santos. “Tem clientes que aguardam o ano todo por essa oportunidade porque o feirão oferece condições especiais.” Fora do evento, a renegociação pode ser feita ao longo do ano com cobrança de taxa.

Os efeitos da inadimplência também se estendem ao comércio, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL), Éverton Netto. “No momento que tem um cliente endividado, ele fica bloqueado, não consome e o comércio esfria. Com essas renegociações, é um fôlego para os dois lados”, afirma.

LEIA MAIS: Cartinhas de Natal podem ser adotadas na agência dos Correios até 6 de dezembro em Canoas

Em todo o Brasil, são mais de 10 mil agências realizando o atendimento, como destaca o gerente da Região de Atendimento dos Correios, Irvando Vanderlei Hentges. “Para nós é muito importante porque temos uma grande capilaridade, alcançamos muitas pessoas. E os Correios também têm esse papel social junto à população.”

Além do presencial, os interessados podem ser atendidos pelo site, aplicativo e pelo WhatsApp no número (11) 9 9575-2096. A dinâmica é a mesma do atendimento nas agências dos Correios.

Dica de especialista

Para não se endividar, é preciso ter controle das contas. “É fundamental que as pessoas saibam o quanto elas custam por mês. Colocar no papel o aluguel, água, luz, telefone etc”, detalha o especialista em Educação Financeira da Serasa, Paulo Nakano.

“Quando você conhece esse número, precisa gastar menos do que ganha. Além disso, é necessário ter uma reserva para emergências”, orienta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas