Morador do bairro Nossa Senhora das Graças, o coordenador administrativo Marcelo Pelissioli enfrenta um desafio para chegar ao trabalho em Porto Alegre. Sem previsão de retorno da operação da Trensurb entre as estações Mathias Velho e Mercado, e sem linhas seletivas de transporte intermunicipal, os usuários convivem com ônibus lotados e longas esperas diárias.
Antes da enchente, Pelissioli e outras 200 pessoas usavam a linha interurbana Guajuviras – Praia de Belas. “Hoje, o transporte sai do Guajuviras e já vem lotado. Não está atendendo nem o público dos bairros, nem quem pegava trem”, relata.
A opção encontrada foi fazer o trecho de carro, mas o custo é alto. “Talvez o uso dos ônibus da Transcal para o atendimento do shopping até a Base Aérea esteja prejudicando a operação. Precisa de mais veículos”, destaca Pelissioli.
A auxiliar de laboratório Mardelem Rodrigues também enfrenta esse problema. “Peguei o ônibus às 6h15, nessa terça, na Rua Hispânica. Ele pegou passageiros nas três primeiras paradas e logo lotou.” E, se a ida é difícil, a volta para casa inclui ainda mais transtorno: “Passei mais de 45 minutos esperando. Na Avenida Farrapos não tem como subir porque sai lotado do Viaduto da Conceição. Tem gente esperando mais de duas horas”, diz Mardelem, que teve de sair do trabalho mais cedo para pegar o transporte coletivo.
Chefe de fiscalização da Metroplan, Paulo Osório admite que houve demora na segunda-feira e que a operação emergencial começou no dia 30. Com a normalização da demanda na segunda, houve demora, mas ele afirma que já houve aumento da frota.
A Transcal usa veículos executivos e urbanos nessa operação emergencial. Assim, a linha executiva ainda não foi retomada no formato regular – em que os passageiros viajam apenas sentados e a tarifa é mais alta. Ainda não há prazo para retorno.
Ampliação de horários
Por nota, a Transcal informou que está dando prioridade para a circulação de veículos das linhas comuns. Conforme a empresa, o trecho Guajuviras- Praia de Belas não estava operando devido à restrições da EPTC. Já o órgão explica que “o acesso as linhas seletivas não foi proibido e o impedimento de veículos só ocorreu em áreas alagadas e antes da implantação do primeiro corredor humanitário.”
Com relação ao transporte para a Base Aérea, a Transcal ressalta que “está prestando um serviço de fretamento com uma pequena parte de sua frota” e que isso não interfere em sua operação. A Prefeitura de Canoas divulgou nesta semana que haverá ampliação nas linhas intermunicipais no bairro Guajuviras e no Estância Velha. A linha Guajuviras atenderá o bairro, além de Meu Rincão, Rua Alexandre de Gusmão e Rua Santos Ferreira. “Temos uma alta demanda por conta do retorno do funcionamento parcial da Trensurb”, frisa o secretário de Transportes e Mobilidade da cidade, Diego Cigolini.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags