abc+

Despedida

Loja Cia da Construção fechará as portas após quase 40 anos de atividades em Canoas

A sexta-feira (20) marca o último dia de portas abertas; promoções chegam até 70% em toda a loja

Publicado em: 19/12/2024 às 16h:40
Publicidade

A sexta-feira (20) marcará o último dia de portas abertas da Cia da Construção. O tradicional prédio na Avenida Santos Ferreira 3.200 fechará as portas para não mais abrir às vésperas do Natal.

A empresária Maria Elizabete Andrade da Luz encerra atividades na Cia da Construção nesta sexta-feira (19)



A empresária Maria Elizabete Andrade da Luz encerra atividades na Cia da Construção nesta sexta-feira (19)

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

Foram quase 40 anos com a loja com o simpático castorzinho aberta garantindo itens diversos dentro da linha de materiais essenciais para quem quer construir e reformar.

Conforme a empresária Maria Elizabete Andrade da Luz, o fechamento de portas se dá com o sentimento de missão cumprida, sem dívidas trabalhistas com colaboradores e com todos os compromissos pagos em dia com fornecedores.

“Penso que chegou a hora de viver um pouco”, brinca. “Além disso, tenho uma mãe e uma netinha para me preocupar e amar. Acho que já trabalhei o suficiente para poder relaxar um pouco”.

Dona Bete, como é conhecida na comunidade, salienta que recentes prejuízos causados por temporais acabaram sedimentando a decisão. Isso antes mesmo que metade de Canoas acabasse inundada pelas cheias de maio.

“Foi em janeiro que aconteceu o último temporal que destruiu parte da loja”, lembra. “Nós mal havíamos nos recuperado daquele temporal de 2022, então cheguei à conclusão que isso era sinal para parar as atividades”.

A Cia da Construção chegou a ter 65 mil itens e mais de 100 colaboradores trabalhando na loja. Hoje não passam de seis atuando no enorme prédio instalado próximo à sede da Brigada Militar em Canoas.

“Quando nos instalamos aqui, toda esta área era de mato”, recorda. “A Cia da Construção ajudou a Avenida Santos Ferreira e, por tabela, Canoas a se desenvolverem com o passar dos anos”.

Plano Collor

Aos 66 anos, Elizabete lembra que a Cia da Construção foi inaugurada na metade da década de 80 pelo então marido e empresário Ademar Luiz Geitens em parceria com um primo e sócio de negócios.

Oriunda de longa geração de madeireiros, a empresária recorda que na época trabalhava em uma das madeireiras do pai em São Leopoldo, contudo acompanhou a ascensão rápida da loja.

A instalação da loja em Canoas acabou beneficiada pelo Plano Collor no começo dos anos 90. É que embora o dinheiro de grande parte da população estivesse congelado, o governo permitia a compra de materiais de construção.

“Imagine que era uma época em que ninguém conseguia fazer nada com o dinheiro, a não ser construir. Isso era permitido mediante comprovação”, lembra.

De telhas, tijolos e madeira até itens básicos para dentro do lar, a Cia se especializou e fidelizou clientes que só cresceram com o passar dos anos.

“O negócio não era apenas vender”, afirma. “Ajudamos muita gente e, com isso, garantimos não apenas o sucesso da loja, mas um carinho na comunidade que atravessou gerações”.

Temporal

Entre a noite do dia 15 e a madrugada do dia 16 de agosto de 2022, um forte temporal atingiu o Estado e devastou parte de Canoas. Na época, a Cia da Construção sofreu duras perdas, com um pavilhão inteiro destruído.

“Enfrentamos vários temporais, porém em 2022 foi o pior, porque destruiu um pavilhão inteiro, que veio abaixo quando a estrutura do teto cedeu”, recorda com pesar a empresária.

A força do vento que acabou conhecida posteriormente como “microexplosão” causou um prejuízo de milhões e acabou sendo determinante para a decisão de encerramento das atividades, conta dona Bete.

“Mais do que apenas vender, a loja também sempre ajudou a população no momento em que mais precisava”, garante. “E de repente nos vimos em uma situação em que também precisávamos de ajuda”.

Promoções

Para queimar o estoque, a Cia da Construção está com descontos que vão de 30 até 70% nos itens de toda a loja nesta sexta-feira.

Serão materiais de construção, louças, itens de iluminação, móveis e artigos variados de decoração, além de ferramentas e pisos.

Quem quiser aproveitar, basta conferir na Avenida Santos Ferreira 3.200, no bairro Estância Velha, a partir das 8 horas desta sexta-feira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade