IMPORTADAS

Lavanderias self-service são alternativa para canoenses em dias chuvosos

Chuva que não deu trégua nos últimos dias fez procura pelo serviço aumentar na cidade

Publicado em: 27/09/2023 10:57
Última atualização: 18/10/2023 20:09

Elas estão espalhadas por diversas regiões de Canoas e trouxeram praticidade para o dia a dia do canoense, principalmente quando a chuva não dá trégua. As lavanderias self-service, ou seja, que os próprios clientes devem manusear as máquinas de lavar e secar, estão na moda e chegaram há cerca de três meses no município.

Wellington utiliza o horário do almoço para lavar e secar as roupas Foto: Juliano Piasentin/ Especial

Populares nos Estados Unidos, em São Paulo e outras cidades do interior paulista, estes estabelecimentos ficam localizados em pequenas lojas ou containers. Normalmente ao lado de um posto de gasolina, muitas funcionam 24 horas. O uso tem se tornado mais frequente por conta dos dias chuvosos na região metropolitana. “É a terceira vez que estou utilizando. É bem prático e simples”, afirma Guilherme Dias, 23 anos, usuário de uma franquia no bairro Marechal Rondon.

Já o representante comercial Wellington Fontoura, 26 anos, é morador de Sapucaia do Sul, mas estava utilizando o serviço em uma franquia localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas. “Trabalho na rua, então aproveito o horário de almoço para lavar as roupas.” Ele afirma que não possui máquina de lavar ou secar em casa, mas costuma usar apenas a secadora. “Hoje foi uma exceção devido a chuva, trouxe também as roupas para serem lavadas.”

Horário do almoço

Fontoura explica que costuma aproveitar o horário do almoço sempre que possível. “Deixo para secar e como o tempo estimado é de 40 minutos, vou almoçar com tranquilidade.” O valor cobrado também é um dos motivos mencionados pelo morador de Sapucaia. “Custa R$ 16,95, é muito vantajoso. Se fosse comprar sabão e amaciante em casa, ainda mais que tenho um filho pequeno, iria gastar muito mais.”

Além da praticidade, o representante comercial elogiou a qualidade do serviço. “Sai tudo bem cheiroso. Coloco no roupeiro e o cheiro continua.” O uso, apesar de frequente, não é sempre na mesma quantidade. “Desta vez utilizei duas máquinas para lavar e três para secar.” No total, são três lavadoras e outras três secadoras. "Em algumas ocasiões trago apenas as toalhas. Bastante tempo é poupado no processo, pretendo continuar usando."

O único problema relatado é quando as roupas acabam encolhendo. "Isso acontece, mas é normal e logo voltam ao normal."

Roupas, panos, toalhas, praticidade e satisfação

O casal Edimar Azevedo, 40 anos, e Maria Tereza, 23, descobriram o self-service por acaso. “Viemos tomar café no posto ao lado e vimos que tinha a lavanderia aqui”, diz Maria. Desde então a dupla já foi duas vezes ao local. “Lavar aqui gera uma economia enorme.”

Edimar explica que não costuma ir em um horário específico. “Em algumas ocasiões venho no intervalo do almoço. Já vim no final da tarde também. Sempre tem alguém, nunca vi o local totalmente vazio.” Questionados sobre o que mais costumam levar, Maria afirma que de tudo um pouco. “Roupas, panos, toalhas.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas