A rede La Salle iniciou uma campanha para ajudar os alunos atingidos pelas cheias que impactaram Canoas e toda a região metropolitana. A iniciativa arrecada computadores, notebooks, teclados e outros equipamentos de informática para fornecer assistência aos alunos que perderam suas máquinas durante a enchente.
“A campanha ainda é inicial, e nesse primeiro momento vamos repassar os computadores para alunos da universidade, temos cerca de um terço de alunos afetados”, explica o professor de ciência da computação da Unilasalle, Mozart Siqueira.
“É uma ação urgente porque temos muitos alunos que não conseguem participar das aulas. Nesta quinta-feira (6), ocorre a entrega dos primeiros computadores aos alunos que precisam”, comenta.
Podem ser doados computadores em bom estado mas também itens com algum defeito de funcionamento. Uma equipe de professores e alunos da turma de ciência de computação da Unilasalle trabalha para consertar e adaptar as máquinas para uso.
A ideia é que a campanha evolua para um projeto fixo, em que as doações possam ser direcionadas também para a comunidade. Por enquanto, a ação vai atender apenas alunos da Unilasalle.
As doações podem ser entregues em pontos de coleta nas guaritas da Unilasalle nas ruas Quinze de Janeiro e Vitor Barreto, no centro de Canoas. Em Porto Alegre, as doações podem ser destinadas ao La Salle Dores e La Salle São João (rua Honório Silveira Dias).
Dicas para reparar computadores que ficaram embaixo d’água
Para quem teve suas máquinas atingidas pela água, a principal dica é ter paciência e não tentar ligar o computador de início. Retire a bateria, porque há risco de vazamentos em notebooks. Depois, a orientação é de abrir o computador, limpar com álcool isopropílico e deixar secar. Como há muitas peças delicadas, o ideal é buscar um serviço de manutenção.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags