Os moradores de Canoas puderam receber assistência jurídica nesta quarta-feira (25) através da ação do Justiça Itinerante, que aconteceu na Comunidade São José Operário, localizada na Rua Santa Catarina, 2.251. O evento foi promovido em parceria com a Universidade La Salle para marcar o Dia da Responsabilidade Social.
O evento ofereceu gratuitamente os serviços sobre 2ª vida de documentação, consulta de processos, reclamações ao Ministério Público, direito da família e do consumidor, e ingresso de demandas junto ao Juizado Especial Cível (pequenas causas).
Durante a manhã, cerca de 50 pessoas foram atendidas. De acordo com a organização do projeto, o tempo de resposta depende dos serviços solicitados.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A aposentada Oracília Machado de Souza, de 83 anos, buscou atendimento para ter o reconhecimento do sobrinho como filho de criação. “Ele mora comigo há mais de 30 anos, veio ainda adolescente e pensei que ele não podia ficar sozinho. E sempre achei que era possível pedir esse reconhecimento”, afirmou. “Fiquei satisfeita. Ele não é só um sobrinho, é um sobrinho-filho”, comemorou.
O serviço também foi procurado pela dona de casa Vera Lucia dos Santos, 52 anos, e pelo filho Jeferson dos Santos, 25. A família ficou sabendo através do grupo de mensagens dos moradores da Rua Piratini, no bairro Mathias Velho.
“Nós viemos refazer o título de eleitor e a certidão de nascimento que perdemos durante a enchente”. Esta foi a primeira vez que eles procuraram pela ajuda. “Para nós foi muito bom não precisar se deslocar até o Centro. Foi rápido”, ressaltou Vera.
A gestora do Projeto Judiciário Solidário, que inclui o Justiça Itinerante, Desembargadora Gisele Anne Vieira Azambuja destacou a importância do trabalho. “Atendemos muitas pessoas e tem sido gratificante. É a Justiça indo até as pessoas, atendendo às suas necessidades. O Judiciário tem que estar próximo da população”, declarou.
O Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Canoas, Sandro Antonio da Silva, esteve presente atendendo a população. “Em um único local, o cidadão pode acessar vários serviços. Essa organização vai ao encontro da necessidade das pessoas, sobretudo nesse momento. É uma simplificação dos procedimentos, da prestação dos serviços”, afirmou.
O evento foi organizado pela Universidade La Salle a pedido dos freis da Paróquia São Pio X. O coordenador do curso de Direito da instituição, Diógenes Ribeiro, convidou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) com o projeto Justiça Itinerante. Participaram também o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a Fundação Pan-Americana para Desenvolvimento (PADF) e alunos dos cursos de Direito e Serviço Social da universidade.
LEIA TAMBÉM