abc+

POLÍTICA

Julgamento do habeas de Jairo Jorge começa nesta terça-feira

Sessão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ocorre a partir das 14 horas; confira o link

Taís Forgearini
Publicado em: 02/04/2024 às 10h:47 Última atualização: 02/04/2024 às 10h:48
Publicidade

O futuro do prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge (PSD), poderá ser decidido nesta terça-feira (2). Está incluso na mesa de pautas da sessão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir das 14 horas, o julgamento do habeas corpus que visa suspender a decisão da Justiça Federal que afastou Jairo do cargo no dia 28 de novembro de 2023.

Jairo Jorge está afastado desde novembro de 2023



Jairo Jorge está afastado desde novembro de 2023

Foto: PAULO PIRES/GES

Com outras pautas previstas para a sessão, não há garantia de que o pedido será votado hoje. Segundo o STJ, há muitas variáveis, entre elas, o ministro relator do caso, Sebastião Reis Júnior, poderá ou não colocar em votação, a defesa poderá solicitar sustentação, os demais ministros poderão acompanhar ou não o voto do relator. A sustentação é o momento do processo onde os advogados possuem o direito de apresentar suas alegações orais no julgamento de seus recursos, assim como as contrarrazões do recurso da parte adversária.

Para o retorno de Jairo à Prefeitura são necessários ao menos três dos cinco votos da 6ª Turma. Em dezembro, a defesa de Jairo já havia tentado uma liminar no STJ para o político retornar ao governo. Caso o pedido seja negado, Jairo seguirá afastado e a defesa poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia 31 de março a Operação Copa Livre, desencadeada pelo Ministério Público Estadual completou dois anos. A operação é responsável pela investigação de irregularidades em contratos da área da saúde e de copeiragem na Prefeitura de Canoas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade