abc+

ESPORTE

Judocas canoenses são campeões no Pan-Americano Juvenil em Cuba

Atletas arrecadaram recursos em setembro para participar das competições e agora retornam com medalhas

Publicado em: 06/12/2024 às 15h:30 Última atualização: 06/12/2024 às 17h:43
Publicidade

No último final de semana, os judocas Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler foram medalhistas de ouro em suas categorias no Pan-Americano Juvenil de Judô. As competições aconteceram na cidade de Varadero, em Cuba.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler ganharam medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Juvenis, em Cuba



Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler ganharam medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Juvenis, em Cuba

Foto: Divulgação

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Com o resultado, Arthur, 14 anos, se tornou bicampeão pan-americano na categoria até 48 kg. O atleta faixa marrom participou do evento pela terceira vez, sendo prata em 2022 e ouro no ano passado.

“Foi muito gratificante poder participar do Campeonato Pan-Americano pela terceira vez e me consagrando bicampeão. Estou muito feliz porque eu queria muito esse bicampeonato”, afirma.

Após as competições em Cuba, o atleta seguiu para a Colômbia, onde também foi bicampeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares. “Gostaria de agradecer minha família, senseis, e todos que torcem por mim”, escreveu em uma rede social.

Quem também trouxe a medalha dourada para Canoas foi o judoca Leonardo, 14 anos, na categoria até 58 kg. O atleta já havia participado em 2022, ficando em 5º lugar.

“É uma competição muito legal. Fui campeão, treinei bastante para isso. Acho que foi o resultado esperado porque treinei o ano inteiro”, ressalta. Após os Jogos Pan-Americanos, Leonardo seguiu para São Paulo, onde participa da seletiva nacional, que determina o ranking de atletas do País.

Medalha inédita

A competição também foi celebrada pela Anielly, 14 anos. A judoca conquistou o ouro pela primeira vez no Pan-Americano na categoria até 48 kg, após ter ficado em 5º lugar em 2022.

“A competição foi muito boa, fiz bastante amizade, mas também foi bem cansativa. É uma sensação muito boa, porque eu não só fui campeã como eu realizei meu sonho de ir para lá e conquistar esse título”, destaca. 

Arrecadação deu certo

Em setembro, as famílias dos judocas iniciaram uma campanha de arrecadação de recursos para financiar a participação dos atletas através das redes sociais. O dinheiro foi utilizado para pagar passagem e adesão, que inclui hotel, seguro internacional, taxa de inscrição e traslado do aeroporto até a cidade de Varadero, 139 km de distância de Havana, capital cubana.

“Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram com a campanha financeira para que ele pudesse viajar para Cuba, todos que vivem esse sonho conosco desde 2022 quando ele participou do primeiro Pan-Americano no Panamá”, declara a mãe do Arthur, Vanessa Bonato.

A família da Anielly também está agradecida a todos que ajudaram a realizar a viagem. “Conseguimos realizar esse valor para ela ir e graças a Deus veio um resultado positivo”, comemora a mãe, Leidiane dos Reis.

A mãe do Leonardo, Adriana Beiler, ressalta o trabalho do filho e todo o esforço para participar das competições. “Só quem acompanha um atleta de rendimento sabe o quanto o caminho é longo até chegar na seleção principal de judô e ele está treinando e se dedicando para chegar lá.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade