No último final de semana, os judocas Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler foram medalhistas de ouro em suas categorias no Pan-Americano Juvenil de Judô. As competições aconteceram na cidade de Varadero, em Cuba.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Com o resultado, Arthur, 14 anos, se tornou bicampeão pan-americano na categoria até 48 kg. O atleta faixa marrom participou do evento pela terceira vez, sendo prata em 2022 e ouro no ano passado.
“Foi muito gratificante poder participar do Campeonato Pan-Americano pela terceira vez e me consagrando bicampeão. Estou muito feliz porque eu queria muito esse bicampeonato”, afirma.
Após as competições em Cuba, o atleta seguiu para a Colômbia, onde também foi bicampeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares. “Gostaria de agradecer minha família, senseis, e todos que torcem por mim”, escreveu em uma rede social.
Quem também trouxe a medalha dourada para Canoas foi o judoca Leonardo, 14 anos, na categoria até 58 kg. O atleta já havia participado em 2022, ficando em 5º lugar.
“É uma competição muito legal. Fui campeão, treinei bastante para isso. Acho que foi o resultado esperado porque treinei o ano inteiro”, ressalta. Após os Jogos Pan-Americanos, Leonardo seguiu para São Paulo, onde participa da seletiva nacional, que determina o ranking de atletas do País.
Medalha inédita
A competição também foi celebrada pela Anielly, 14 anos. A judoca conquistou o ouro pela primeira vez no Pan-Americano na categoria até 48 kg, após ter ficado em 5º lugar em 2022.
“A competição foi muito boa, fiz bastante amizade, mas também foi bem cansativa. É uma sensação muito boa, porque eu não só fui campeã como eu realizei meu sonho de ir para lá e conquistar esse título”, destaca.
Arrecadação deu certo
Em setembro, as famílias dos judocas iniciaram uma campanha de arrecadação de recursos para financiar a participação dos atletas através das redes sociais. O dinheiro foi utilizado para pagar passagem e adesão, que inclui hotel, seguro internacional, taxa de inscrição e traslado do aeroporto até a cidade de Varadero, 139 km de distância de Havana, capital cubana.
“Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram com a campanha financeira para que ele pudesse viajar para Cuba, todos que vivem esse sonho conosco desde 2022 quando ele participou do primeiro Pan-Americano no Panamá”, declara a mãe do Arthur, Vanessa Bonato.
A família da Anielly também está agradecida a todos que ajudaram a realizar a viagem. “Conseguimos realizar esse valor para ela ir e graças a Deus veio um resultado positivo”, comemora a mãe, Leidiane dos Reis.
A mãe do Leonardo, Adriana Beiler, ressalta o trabalho do filho e todo o esforço para participar das competições. “Só quem acompanha um atleta de rendimento sabe o quanto o caminho é longo até chegar na seleção principal de judô e ele está treinando e se dedicando para chegar lá.”
LEIA TAMBÉM