Esporte

Judocas canoenses arrecadam dinheiro para participar de Pan-Americano em Cuba

Atletas precisam pagar transporte, hospedagem e inscrição. Competição acontece em novembro

Publicado em: 09/09/2024 12:42
Última atualização: 09/09/2024 13:29

Os judocas canoenses Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler estão classificados para o Campeonato Pan-Americano de Judô, que acontece entre os dias 28 e 30 novembro, na cidade de Varadero, em Cuba. Os atletas abriram vaquinhas nas redes sociais para conseguirem custear a viagem.

Atletas Arthur Bonato, Anielly dos Reis e Leonardo Beiler estão arrecadando dinheiro para participar do Pan-Americano, em Cuba, em novembro Foto: CBJ/Divulgação

Arthur, 13 anos, Anielly, 13, e Leonardo, 14, estão juntando R$ 10 mil cada para pagar passagem e adesão, que inclui hotel, seguro internacional, taxa de inscrição e traslado do aeroporto até a cidade de Varadero. A cidade fica há 139 km de distância de Havana, capital cubana.

A adesão é paga à Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O valor é uma estimativa feita pelas famílias com base em outras competições e costuma ser à vista. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS! 

Segundo os pais dos atletas, essa é a única maneira de conseguir arrecadar os valores. “É uma luta porque a gente não tem apoio para minimizar as despesas”, contou o pai da Anielly, Eden Renato Simas De Almeida. "É ‘paitrocínio’ e ‘mãetrocínio’", completou.

“Ele [Arthur] até tem um apoiador em Canoas e recebe um valor por mês, mas não consegue nos atender em grandes eventos como o Pan-Americano”, explicou a mãe do judoca, Vanessa Bonato. 

"A gente fez vaquinha para o Pan de 2022 e agora porque os valores são super altos. O valor [da adesão] é pago à vista, mas a passagem pode parcelar", explicou a mãe do Leonardo, Adriana Beiler.  

As arrecadações estão sendo divulgadas nas redes sociais dos judocas sob responsabilidade dos pais. Os atletas devem ir acompanhados de seus técnicos se o valor for alcançado.

A judoca Anielly treina em Canoas, na academia de judô Holstein. Já Arthur e Leonardo são atletas da Sogipa, em Porto Alegre. 

Atingidos pelas enchentes

As famílias de Arthur e Anielly são moradoras dos bairros Rio Branco e Fátima, respectivamente. Ambos foram muito atingidos pelas enchentes de maio. “Ele salvou todas as medalhas e tudo relacionado ao judô. Foram 2 meses sem conseguir treinar e estávamos na casa de parentes”, relembrou Vanessa.

Já Anielly conseguiu a ajuda de uma academia em Imbé, no litoral gaúcho, e passou um mês treinando de graça, duas vezes por semana. “A casa não foi perdida, mas a família perdeu o carro e teve que sair de barco. Está sendo difícil para as pessoas ajudarem”, contou a mãe da atleta, Lidiane dos Reis. 

O judoca Leonardo mora no bairro Estância Velha, que não foi atingido pelas águas. Mas, o atleta ficou 15 dias sem ir aos treinos, em Porto Alegre.

Jovens campeões

Apesar da pouca idade, os três judocas de Canoas já colecionam títulos. O mais recente foi no Campeonato Brasileiro de Judô das categorias sub-13 e sub-15, que aconteceu no dia 1° de setembro, em Curitiba, no Paraná. 

Os três disputam na classe sub-15, mas variam no peso. Anielly é faixa roxa e venceu as disputas entre as atletas com até 48 kg, tornando-se tricampeã. O faixa marrom Arthur foi tricampeão no peso até 45 kg. O também faixa marrom Leonardo foi bicampeão na categoria até 55kg. Os resultados permitiram aos atletas a classificação para o Pan-Americano de Judô, do qual já participaram antes. 

Anielly dos Reis conquistou o tricampeonato na classe sub-15, categoria até 48 kg Foto: CBJ/Divulgação

A judoca Anielly vai participar pela segunda vez do evento. Em 2022, com 11 anos, ela ficou em 5° lugar. “Agora vai no intuito de ser campeã”, destacou o pai. 

Arthur Bonato conquistou o tricampeonato brasileiro em evento em Curitiba. Foto: CBJ/Divulgação

Arthur está indo para a terceira participação, buscando o bicampeonato: em 2022, conquistou a prata no Panamá e, em 2023, o ouro no Peru. "Ele é muito tranquilo. Faz judô desde os três anos. Ele ama competir e não se sente pressionado", comentou Vanessa. 

Leonardo dos Reis foi bicampeão brasileiro em competição em Curitiba Foto: CBJ/Divulgação

Leonardo também participa pela terceira vez. Foi campeão em 2022 e conquistou o terceiro lugar na edição do ano passado. "Eu como mãe, fico bem nervosa, bem apreensiva. Mas é muito legal a gente ver a evolução, o crescimento. Essa coisa da resiliência, de cair e levantar", comentou Adriana. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas