POLÍTICA
Jairo Jorge reassume Prefeitura de Canoas após decisão do STJ: "Muita crença na Justiça"
Prefeito volta ao cargo sob aplausos de dezenas de apoiadores que foram à sede do Executivo no início da noite
Última atualização: 02/04/2024 19:32
Menos de cinco horas depois da decisão favorável da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, Jairo Jorge (PSD) reassumiu a Prefeitura de Canoas no início da noite desta terça-feira (2).
Ele chegou à sede do Executivo, no Centro, por volta das 18h40, sob aplausos de dezenas de apoiadores. Alguns carregavam cartazes em apoio a Jairo. Antes de entrar no prédio ele ressaltou que tem "muita crença na Justiça".
O prefeito era esperado na porta da Prefeitura pelo presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), que deu posse a Jairo a partir da notificação da decisão do STJ. Em novembro do ano passado Cris chegou a ocupar o cargo de prefeito entre o novo afastamento de Jairo e a posse do vice, Nedy de Vargas Marques (PP).
Ao tomar posse pela terceira vez no mesmo mandato, Jairo Jorge reafirmou que entre suas prioridades está o ajuste das contas públicas e o combate à dengue. Prometeu atenção também para a saúde, educação e segurança pública.
Na escadaria interna do prédio, ao lado da esposa Thais Penna, Jairo Jorge disse que ficou quase 500 dias afastado do cargo. "Perdi praticamente um terço do governo", lamentou, dizendo que está feliz porque "a decisão unânime [da turma do STJ] "põe uma pá de cal nas mentiras e fake news que circulam por aí".
A partir desta quarta-feira (3) Jairo vai fazer ajustes no primeiro e segundo escalões do governo. Mais cedo ele havia adiantado que trocará titulares de pastas como Fazenda, Educação e Saúde. Na véspera o secretário Jurandir Maciel já havia anunciado que está de saída da Secretaria da Saúde.
Eleito no segundo turno do pleito de 2020, Jairo Jorge assumiu seu terceiro mandato em Canoas no dia 1º de janeiro de 2021. Em 31 de março de 2022 ele foi afastado por decisão da Justiça Estadual no âmbito da Operação Copa Livre, do Ministério Público Estadual, que investiga irregularidades em contratos das áreas da saúde e copeiragem da Prefeitura.
Um ano depois, no fim de março de 2023, a defesa de Jairo conseguiu levar o caso para a Justiça Federal e, com isso, o prazo do afastamento expirou. O prefeito retornou então ao cargo e, no fim de novembro, foi novamente afastado por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Nos dois períodos de afastamento Jairo foi substituído pelo vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques (PP). Nos primeiros seis meses do afastamento de 2022 Nedy manteve-se próximo a Jairo, fazendo um governo "de continuidade", como dia. No entanto, quando o afastamento foi renovado, os dois se afastaram e tornaram-se adversários políticos.