Duas horas depois de reassumir formalmente a Prefeitura de Canoas, no início da noite desta terça-feira (2), Jairo Jorge (PSD) já começou a implementar mudanças no alto escalão do Executivo da terceira maior cidade do Rio Grande do Sul. Saem secretários do governo interino do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (PP), seu adversário político, entram nomes de confiança de Jairo.
Pouco depois das 21 horas, em edição extra do Diário Oficial do Município, Jairo formalizou as primeiras demissões. Estavam fora do governo, já naquele momento, os secretários Jurandir Maciel (Saúde); Marcus Vinicius Machado (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); Lucas da Silva Garlet (Serviços Urbanos); Luisa Emilia Lucena Camargo (Assistência Social); Jerson Luiz Lima Cunha (Esporte e Lazer); Paulo Cesar Ferreira Fácio (Bem-Estar Animal); e Carlos Birajara Santiago Alves Buavas (Escritório de Resiliência Climática).
Outros três secretários que são servidores de carreira também foram removidos dos cargos na noite desta terça-feira, via Diário Oficial: Leandro Rodrigues Machado (Transporte e Mobilidade); Luiz Gustavo Rabaioli (Meio Ambiente); e Maurício da Rocha (Escritório de Projetos). Pelo menos duas dezenas de servidores também perderam suas funções gratificadas (FGs) e voltam aos postos de origem.
Jurandir Maciel já havia anunciado, na segunda-feira (1º), que ainda nesta semana sairia do governo de Canoas. Garantiu que não havia problemas ou descontentamentos com a gestão de Nedy, mas mesmo assim preferiu não dar os motivos da saída. Nos bastidores, o entendimento é que ele sairia do Executivo para concorrer. O prazo das desincompatibilizações termina neste sábado (6).
Os novos secretários do governo Jairo Jorge
Depois das demissões de nomes importantes do governo Nedy, nova edição do Diário Oficial já trouxe as primeiras nomeações do governo Jairo, que reassume a Prefeitura pela terceira vez dentro do mesmo mandato. Entre os novos secretários estão João Portella, que volta para a Secretaria da Fazenda. À tarde, em entrevista ao Diário de Canoas, Jairo já havia dito que Portella retornaria ao cargo para “organizar as finanças da cidade”.
Além de Portella, foram nomeados os secretários Jéssica Estraich Dias (Administração e Planejamento); Rosani Rosa Dutra (Escritório de Participação e Mobilização); Guilherme Pacífico (Segurança Pública) e Aristeu Ismailow Duarte (Educação).
Também foram nomeados como CC1 – posto de nível mais alto, com status de secretário –, Daniel Silveira Cardozo (Gabinete do Prefeito); Celso Pitol (Chefia do Gabinete do Prefeito) e Rafaela de Paula Figueiredo (Gabinete do Prefeito). Tatiani de Oliveira Pacheco foi nomeada como procuradora adjunta do Município, mas interinamente como procuradora-geral do Município.
Jairo Jorge retornou à Prefeitura na noite desta terça-feira, cinco horas depois que a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, aprovou por unanimidade a derrubada da liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que o afastava do cargo desde o fim de novembro do ano passado. Entre março de 2022 e março de 2023 Jairo já havia ficado afastado da Prefeitura, mas aí por determinação da Justiça Estadual.
O prefeito é investigado no âmbito da Operação Copa Livre, do Ministério Público Estadual (MP/RS), que vê indícios de fraude em licitações e demais irregularidades em contratos das áreas de saúde e copeiragem da Prefeitura. “Apresentei defesa em agosto de 2022 e até hoje nenhuma denúncia contra mim foi aceita na Justiça. Sei o que fiz no verão passado e confio totalmente na Justiça e na verdade”, disse Jairo Jorge.
LEIA TAMBÉM