De volta à Prefeitura de Canoas, o prefeito Jairo Jorge retomou ferramentas de participação popular que ficaram famosas durante sua gestão, visando atender a demandas da população.
O Prefeito na Estação, por exemplo, surgiu da necessidade de ouvir a parcela da população que, sem tempo e de passagem pelos terminais, pode encaminhar reclamações e garantir soluções para problemas da cidade.
A edição organizada a partir da madrugada desta quinta-feira (25), contudo, teve um perfil um pouco diferente, já que a saúde parecia ser a principal reclamação dos que pegaram ficha para falar com Jairo.
A aposentada Regina Gonçalves, 64 anos, aguarda por um procedimento cirúrgico que já foi agendado cinco vezes. Resolveu procurar o prefeito pela confiança de ter o problema atendido.
“Eu tenho o procedimento já marcado, mas gostaria de alguma garantia de que desta vez vou conseguir, porque já muito tempo que isso está se arrastando e a minha dor só piora”, lamenta.
O também aposentado Jorge Robaina, 63 anos, também precisa passar por cirurgia devido a uma hérnia que vem lhe causando dores desde a pandemia, sem que consiga encaminhar a solução.
“Eu não consigo caminhar sem dor”, desabafa. “Já marcaram e desmarcaram o exame, mas agora que falei com o Jairo, acredito que vão encaminhar e resolver o meu problema de uma vez”.
Satisfação
Além da longa fila formada de pessoas querendo conversar com o prefeito, havia ainda aqueles que, somente de passagem, aproveitavam a presença de Jairo para apenas cumprimentá-lo.
A empregada doméstica Ana Maria da Rosa, por exemplo, cortou o caminho em direção a escada rolante somente para cumprimentar o prefeito, cujo serviço havia prestado durante a década passada.
“Trabalhei para o Jairo, quando ele foi prefeito da primeira vez, no segundo mandato”, recorda a trabalhadora de 52 anos. “É um homem muito bom e não pude deixar de passar para dar um abraço, porque em uma época difícil da minha vida, me ajudou muito”.
“É com sorriso no rosto e um coração cheio de determinação, que nos encontramos todas as quintas-feiras na estação para atender aos canoenses com alegria e empenho incansável”, disse Jairo. “Cada movimento, cada rosto apressado, nos mostra a urgência das necessidades da nossa cidade”.
LEIA TAMBÉM