abc+

Previdência

INSS tem 357 mil benefícios que são pagos em Canoas

Hoje, há 645 processos na fila de espera de revisão

Publicado em: 11/04/2024 às 16h:45 Última atualização: 11/04/2024 às 16h:48
Publicidade

m total de 357 mil segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são beneficiários de Canoas. Com isso, mais de R$ 745 milhões são pagos mensalmente aos beneficiários na cidade, conforme o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre. O número é maior que os 347 mil habitantes do Município, segundo o Censo 2022. O INSS explica que isso ocorre, pois muitos beneficiários mudam de endereço durante o processo.

Prédio do INSS recebe enorme procura de previdenciários em Canoas



Prédio do INSS recebe enorme procura de previdenciários em Canoas

Foto: Arquivo/GES

Segundo Alegre, o município registra 645 requerimentos na fila para a revisão de benefícios. Deste total, 185 estão aguardando o cumprimento de alguma exigência e 460 estão pendentes de ação do INSS. Em São Leopoldo são 340 requerimentos protocolados aguardando o processamento de revisão. Deste total, 103 estão aguardando o cumprimento de alguma exigência e 237 estão pendentes de ação. Novo Hamburgo registra 478 requerimentos protocolados aguardando esse mesmo processamento. Desses, 138 estão aguardando o cumprimento de alguma exigência e 340 estão pendentes de ação do INSS.

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por perícia médica, o superintendente tem apostado no Atestmed. Ele explica que os segurados podem enviar o atestado médico pelo Meu INSS e ter sua análise feita on-line. O documento deve estar legível, sem rasuras, e conter o motivo do afastamento, identificação do paciente, data de início do repouso e prazo estimado, CID, identificação do profissional e seu registro no Conselho Regional de Medicina. “A análise é feita por uma equipe de peritos médicos. Se estiver tudo certo, o benefício é concedido. Caso contrário, o segurado é orientado a agendar uma perícia presencial”, orienta. Segundo o superintendente, essa ferramenta incentiva a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em casos de benefícios de curta duração, de até 180 dias.

 

Canal de atendimento agiliza processo

O direito ao benefício é definido pela perícia médica do INSS ou pela análise de documentos que comprovam a necessidade de afastamento, que pode ser emitido de até 180 dias, podendo ser renovado caso haver a necessidade.
O laudo médico para a perícia do INSS, visando o auxílio-doenca, deve constar um diagnóstico preciso, histórico da doença, tratamentos realizados e impacto funcional na capacidade de trabalho. Descrições detalhadas da incapacidade, suas limitações e também o CID das doenças.

A situação e o andamento da vida previdenciária pode ser acompanhada pelo portal do INSS através do site www.gov.br/inss. Informações também podem ser obtidas através do 135 ou diretamente nas unidades do instituto.

Superintendente regional do INSS é morador do bairro Marechal Rondon

Morador do bairro Marechal Rondon, Alberto Alegre é o novo superintendente regional Sul do INSS, desde janeiro de 2024. Aos 57 anos, Alegre acumula mais de três décadas a serviço da Previdência Social como servidor de carreira. Ele iniciou sua trajetória na extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA), aos 19 anos, e já foi gerente de agência e gerente-executivo na unidade Canoas da Previdência Social.

Entre os desafios diários, Alegre espera ampliar as equipes de servidores, através de chamamentos daqueles que prestaram o último concurso público do INSS. “Conseguimos o ingresso de oito novos concursados para trabalhar na unidade Canoas. Mas a expectativa é de aumentar esse quadro. Pois, é necessário expandir os atendimentos presenciais e os mutirões. Temos uma responsabilidade enorme”, relata.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade