A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Canoas (av. Inconfidência, 778, Bairro Marechal Rondon) ampliou os horários para atendimento ao público e agendamentos. Agora, a unidade abre das 7 ás 16 horas, de segunda a sexta-feira. A ampliação foi uma medida para atender a demanda da população após a enchente.
“Dois servidores de municípios não atingidos foram emprestados para ajudar, e durante o mês de junho teremos essa ampliação dos atendimentos, porque a população está precisando”, explica a gerente executiva Alessandra Cecconi.
A gerência incentiva que a comunidade busque o INSS em situações como a necessidade de atualizar dados, solicitar benefícios ou antecipá-los, marcar perícias e fazer ajustes na conta Gov. “Estamos com cerca de 50 agendamentos quando poderíamos atender de 70 a 80 por dia com o horário ampliado. Esperamos preencher a agenda para deixar as demandas de Canoas em dia”, diz Alessandra.
As agências de Esteio também trabalham com horário ampliado (na rua Gen. José Machado Lopes, 256).
O INSS realiza a atualização e recuperação de senha no Portal Gov, necessário para solicitação do Auxílio Reconstrução. O atendimento pode ser prestado sem necessidade de agendar. O morador da Mathias Velho, Diego Lima, procurou o INSS nesta quinta-feira para se cadastrar no Gov.Br.
“Minha casa desabou e a água levou as madeiras, ficou só o terreno e as coisas. Vim ver minha conta Gov, para conseguir a senha e pedir o Auxílio Reconstrução”, conta o autônomo Diego Lima. “Perdi todos meus documentos, tô desempregado, já fiz a ocorrência e solicitei uma nova identidade. Vai ajudar bastante para ajudar meu pai a pagar o aluguel. Ele veio de Florianópolis para nos ajudar”.
Outro serviço realizado é a solicitação de auxílio doença por incapacidade temporária. O atendimento pode ser feito de maneira espontânea, sem agendamento. Em muitos casos, a análise pode ser feita apenas via documentos, sem precisar agendar uma perícia presencial.
Também é possível solicitar a antecipação de benefícios previdenciários do próximo mês. Benefícios de longa duração, como aposentadoria, pensão, e assistência ao idoso ou pessoa com deficiência podem ser antecipados. Benefícios de curta duração, como salário maternidade, benefício por incapacidade, não podem ser adiantados.
Situações mais complexas, como cadastramento de procuração e troca de representante legal, devem ser agendados. Caso a pessoa vá diretamente à unidade, é possível ser atendido, dependendo da demanda. “Nós servidores também fomos muito afetados, e entendemos a necessidade, temos empatia com a população”, explica Alessandra.
Ela esclarece que não há fila para perícia médica: a marcação é feita por um período de alguns dias à frente. Se a pessoa se dificultou no momento do resgate, ou outras doenças, um atestado simples é suficiente e o médico consegue conceder a perícia médica.
O envio de documentos pode ser feito pelo site do INSS e o aplicativo do INSS, bem como presencialmente. Cidadãos também podem entrar em contato pelo número 153. “Os canais remotos são sempre uma ótima opção, mas nesse momento amplicamos atendimento presencial porque as pessoas perderam celular na enchente, internet está difícil e sabemos que algumas pessoas tem dificuldade”, diz Alessandra.
Nacionalmente, as gerências do INSS estão priorizando conceder os benefícios de gaúchos, como medida emergencial após a enchente.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags