Os pacientes em tratamento de câncer não sabem até quando vão ser atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas. O contrato do Grupo OncoClínicas – responsável pelo Instituto de Oncologia Kaplan – que realiza os atendimentos oncológicos na instituição foi rompido após atrasos no recebimento dos pagamentos pelo hospital. O atendimento segue por 90 dias devido a uma decisão judicial.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os atrasos ocorrem em razão de bloqueios judiciais a respeito de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, conforme informado pelo HNSG. Apesar da situação, a Prefeitura de Canoas esclarece que a nova direção do hospital está em tratativas com a Kaplan para tentar reorganizar os pagamentos.
Porém, o instituto que presta a assistência informou que vai deixar de realizar os atendimentos oncológicos no hospital. Em nota, o Instituto Kaplan afirma que a data do encerramento definitivo dos serviços segue em discussão no processo judicial de autoria do hospital.
“A decisão de encerrar a parceria foi tomada após inúmeras tentativas de equalizar o acordo vigente com o hospital, sem um desfecho favorável. O encerramento será conduzido de forma colaborativa e em estrita conformidade com os termos contratuais. Os pacientes são orientados a contatar diretamente o Hospital Nossa Senhora das Graças para mais informações”, escreve.
Insegurança
Os pacientes que são atendimentos relatam incerteza a respeito da continuidade do tratamento no hospital. Desde dezembro, nenhum paciente é admitido para iniciar o tratamento e outros são instruídos a buscar assistência em Porto Alegre.
Em tratamento há dois anos contra um câncer de pulmão, a atendente Eliane Silveira Alves, 54 anos, conta que ficou sabendo da situação nesta semana. “Fiz a quimioterapia no dia 27 de dezembro e no dia 06 de janeiro disseram que a clínica ia fechar. Marcaram a minha quimioterapia para o dia 17, mas não sei o que vai acontecer. Fui na Ouvidoria e disseram que estão avaliando a situação”, afirma.
A paciente, que ainda trata uma metástase no cérebro, não se conforma com a falta de informação. “Agora que estou melhorando, não posso perder o tratamento”, destaca.
Confira a íntegra das notas
Hospital Nossa Senhora das Graças e Prefeitura de Canoas
O novo Diretor Geral está em tratativas com a empresa Kaplan responsável pela Oncologia, devido a um valor pendente da gestão anterior irá tentar organizar os pagamentos.
Devido aos bloqueios judiciais sobre as verbas do SUS e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, os pagamentos foram impactados gerando atrasos. A direção do hospital está em diálogo contínuo com a Kaplan.
No momento, o hospital está tomando todas as medidas legais necessárias para garantir o funcionamento integral aos pacientes oncológicos.
Instituto de Oncologia Kaplan – Grupo OncoClínicas
O Instituto Kaplan informa que deixará de realizar atendimentos na unidade localizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas (RS). A data para encerramento definitivo dos serviços segue em discussão em processo judicial de autoria do hospital.
A decisão de encerrar a parceria foi tomada após inúmeras tentativas de equalizar o acordo vigente com o hospital, sem um desfecho favorável. O encerramento será conduzido de forma colaborativa e em estrita conformidade com os termos contratuais. Os pacientes são orientados a contatar diretamente o Hospital Nossa Senhora das Graças para mais informações.
LEIA TAMBÉM