abc+

PLURALIDADE

IFRS Canoas faz debate sobre trajetórias de mulheres negras

Evento lembra Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicado em: 31/07/2024 às 10h:12
Publicidade

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em Canoas promove um evento para marcar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nesta quarta-feira (31).

Encontro promovido pelo Neabi traz narrativas e discussões sobre temas diversos como mercado de trabalho, pesquisa e relações raciais



Encontro promovido pelo Neabi traz narrativas e discussões sobre temas diversos como mercado de trabalho, pesquisa e relações raciais

Foto: Valentina Bressan/Especial

Serão duas palestras no auditório 2 do Campus Canoas (Rua Doutora Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870, bairro Igara). A professora Aline Oliveira e a estudante Nathalia Flores palestram sobre suas trajetórias acadêmicas às 14 horas, e as professoras Cleusa de Almeida e Marie Cristine Rocha participam do evento sobre mercado de trabalho e empreendedorismo às 19 horas.

“Vamos falar de nossa trajetória acadêmica enquanto mulheres negras e do significado das nossas pesquisas. A ideia é trazer essa riqueza de narrativas e olhares”, explica a professora de pedagogia do IFRS, Aline Oliveira.

O evento é aberto para a comunidade. Inscrições podem ser feitas até as 12 horas desta quarta (31) pelo email neabi@canoas.ifrs.edu.br.

Ações contínuas

Além de eventos em referência à datas importantes para o movimento negro e indígena, o Neabi promove grupos de pesquisa e ações contínuas entre os discentes e a comunidade externa.

“A proposta é que as discussões sobre relações raciais tenham um impacto direto nas salas de aula”, conta a professora Aline. O núcleo coordena visitas a escolas públicas do Município para promover discussões sobre racialidade.

Proposta de projetos e parcerias também são bem-vindas para a instituição educacional. “Organizamos visitas a comunidades indígenas e estamos sempre abertos para estabelecer diálogos com frentes do movimento negro e indígena”, diz o presidente do Neabi e técnico administrativo em educação, Paulo Faber.

O núcleo pode ser contatado pelo email neabi@canoas.ifrs.edu.br e as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @neabiifrscanoas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade