Trânsito

Idosos têm encontrado dificuldade para estacionar no Centro de Canoas

Áreas preferenciais do estacionamento rotativo não estão sendo respeitadas, segundo os motoristas

Publicado em: 10/12/2023 14:32
Última atualização: 10/12/2023 14:33

Aos 70 anos, Pedro Santos costuma se valer de visitas ao Centro de Canoas pelo menos três vezes por semana. Acaba encontrando enorme dificuldade devido à falta de vagas para estacionar.

O aposentado Pedro Santos, 70 anos, conta já ter ouvido muito desaforo no Centro Foto: PAULO PIRES/GES
O idoso conta com um selo de identificação no carro que garante a permanência em determinadas áreas de faixa amarela. O problema é que motoristas que não são idosos ou se enquadram como pessoas com deficiência usam as vagas.

"Eu acho uma barbaridade, porque se a gente é idoso, deveriam respeitar o espaço", desabafa. “Só que os caras se metem na vaga e se a gente reclamar, ainda ficam bravos e brigam. Sei porque já aconteceu comigo mais de uma vez”.

A Área Azul de Canoas já completou um ano sem qualquer tipo de cobrança. Isso acaba ocasionando também a falta de vigilância, segundo motoristas, comerciantes e lojistas, por parte de condutores que se valem da ausência de fiscalização.

“Antigamente, ficavam as meninas correndo de cima para baixo para ver se o cidadão tinha o papel no para-brisa do carro”, lembra o também aposentado Rodrigo Bittencourt, 69 anos, que diz já ter cansado de rodar sem achar vaga para estacionar. "A gente sofre", suspira.

Discussões são comuns

Atendente em uma loja que fica na movimentada esquina da Rua 15 de Janeiro com Tiradentes, Amanda Bierhals, 24 anos, costuma observar discussões constantes por conta das quatro vagas para idosos que existem em frente a loja.

"Tem gente que para, liga o pisca alerta e some", aponta. "E tem aqueles que usam a vaga na cara dura mesmo. Só encostam e deixam o carro, sem nem se preocupar. Às vezes, dá treta. Não foi uma ou duas vezes. Já vi vários discutindo sobre as vagas".

Foram 260 autuações aplicadas

O estacionamento rotativo continua sem cobrança, mas os motoristas precisam respeitar o período de rotatividade de até duas horas. Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, no período de janeiro a novembro deste ano, foram 260 autuações por descumprimento às normas. “Mesmo sem a cobrança de tarifa, a sinalização do estacionamento rotativo segue presente, e os motoristas devem obedecer ao tempo limite de duas horas na vaga. Quem ultrapassar, será autuado”, afirma o secretário Gilson Azevedo.

Infração grave tem multa de R$ 193,23

O estacionamento rotativo na cidade passou a ser gratuito no dia 7 de dezembro do ano passado. A Prefeitura de Canoas informa que o descumprimento do prazo resulta em infração grave com multa de trânsito (Art. 181, XVII), no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo. Um aplicativo ajuda os agentes com a identificação dos veículos por foto e horário, apontando aqueles que ultrapassaram o tempo permitido. Demarcações e placas de sinalização descrevem a regulamentação e apontam para as mais de 500 vagas distribuídas nas áreas centrais. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas