IMUNIZAÇÃO

Idosos e imunocomprometidos recebem reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 em Canoas

Grupo prioritário é composto por pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Publicado em: 06/01/2024 16:08
Última atualização: 06/01/2024 16:43

Em Canoas, o reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para idosos com 60 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O intervalo mínimo é de seis meses, entre a última dose aplicada e o reforço do imunizante.

Vera Lúcia Klaus de Moura recebe o reforço da vacina bivalente Foto: PAULO PIRES/GES

De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, as doses das vacinas monovalente, bivalente e reforço (de ambas) estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Aos sábados, das 8 às 17 horas, a vacinação acontece na UBS Santa Isabel, localizada na Rua Frei Orlando, 141 – Centro.

“Todas as campanhas de vacinação têm como meta imunizar 95% da população. A erradicação da doença somente é possível por meio da imunização em massa. Estar com o calendário vacinal em dia é um ato de responsabilidade consigo e com os demais”, salienta a enfermeira e responsável pelo setor de imunologia da vigilância em saúde de Canoas, Luciane Godoi Brum.

Segundo Luciane, a imunização com a bivalente continua abaixo do esperado. Até os primeiros dias de janeiro, 17,81% da população canoense, de 348 mil habitantes, recebeu o imunizante. Já por faixa etária, o número é mais expressivo, 75% das pessoas entre 75 a 79 anos estão vacinadas com a bivalente.

“Os idosos têm sido exemplo para os mais jovens. Na faixa etária dos 80 anos ultrapassamos a metade, 57% está imunizada com a bivalente. Passados seis meses da vacinação, os idosos a partir de 60 anos estão aptos para receber o reforço”, enfatiza.

Conforme dados divulgados pelo Censo 2022, Canoas possui 60.326 habitantes, de 60 anos ou mais. Esse número representa 17,3% da população da cidade.

A dose de reforço da bivalente foi liberada pelo Ministério da Saúde no dia 5 de dezembro de 2023. O imunizante atualiza a proteção da população, principalmente contra a variante Ômicron. Até o dia 3 de janeiro deste ano, 2.063 pessoas, de 60 anos ou mais e 53 pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos receberam o reforço.

A disponibilização do reforço da bivalente ainda não possui data divulgada. O próximo grupo prioritário abrange gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas e profissionais da saúde.

Vacinadas

Iara Falcão, de 66 anos, aproveitou o sábado (6) ensolarado para receber o reforço da bivalente. A moradora do bairro Marechal Rondon conta que mantém o calendário vacinal em dia. “É muito importante que todos façam a sua parte. Não podemos descuidar do vírus”, destaca a aposentada.

Iara Falcão mantém o calendário vacinal em dia Foto: PAULO PIRES/GES

Vera Lúcia Klaus de Moura, de 68 anos, também foi até a UBS Santa Isabel para fazer o reforço do imunizante. “A conscientização é o melhor caminho. Desejo que todos mantenham as vacinas em dia. O cuidado começa em cada um de nós”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas